O que se tem produzido no programa de pós-graduação em ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave: Ensino de Ciências e Matemática, Pós-Graduação, Metanálise

Resumo

Os Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIMA) têm como característica a integração entre conteúdo disciplinar e conhecimento pedagógico e objetivam a formação de mestres e doutores por meio da construção de conhecimento científico sobre esse processo. Nessa ótica, o presente trabalho teve como objetivo traçar um panorama das pesquisas desenvolvidas no PPGECIMA da Universidade Federal de Sergipe (UFS) em um marco temporal de 2010 a 2020. Para o estudo do tipo metanálise, foram reunidas 254 produções a partir do repositório institucional da UFS nas áreas da Matemática, Biologia, Química, Física e Pedagogia. Posteriormente, as pesquisas foram distribuídas em 15 categorias de acordo com suas abordagens. São elas: abordagem histórica; ciência, tecnologia, sociedade e ambiente (CTSA); currículo; alfabetização científica; Educação Especial; livro didático; formação inicial; formação continuada; teste de desempenho; jogos e materiais manipuláveis; tecnologias; ensino de Matemática; ensino de Biologia; ensino de Química e ensino de Física. Constatou-se que a área da Matemática se destaca com maior número de dissertações defendidas, sendo a maioria sobre ensino de Matemática. Além disso, a diversidade das abordagens dos trabalhos ao longo dos anos possibilita discutir e refletir sobre distintos aspectos que envolvem o ensino e aprendizagem de Ciências e Matemática, contribuindo de maneira significativa para a melhoria desse processo.

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Publicado
2021-05-05
Como Citar
RODRIGUES, B.; SANTOS, J.; VASCONCELOS, C. O que se tem produzido no programa de pós-graduação em ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Sergipe. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 12, n. 3, p. 1-24, 5 maio 2021.
Seção
Artigos Gerais