A abordagem da comutatividade da multiplicação na Educação Básica

Palavras-chave: Conhecimento Matemático para o Ensino, Propriedade Comutativa, Multiplicação

Resumo

O presente artigo traz uma reflexão sobre a ampliação da operação de multiplicação à qual o estudante é exposto ao longo da Educação Básica e sobre a validade da propriedade comutativa da multiplicação em cada uma das etapas. Assim, este trabalho relaciona-se ao Conhecimento Pedagógico de Conteúdo (defendido por Lee Shulman) e ao Conhecimento de Matemática para o Ensino (defendido por Deborah Ball). Além de discutir-se a ampliação da multiplicação em cada universo numérico maior do que o dos números naturais, são sugeridas algumas abordagens para a sala de aula, bem como abordagens que buscam fazer com que os estudantes reflitam a respeito da propriedade comutativa em cada novo universo numérico. As autoras concluem e defendem que, em nenhum universo numérico, deve a propriedade comutativa da multiplicação ser inferida na sala de aula sem alguma discussão sobre sua validade, uma vez que considerações relevantes sobre a ampliação da multiplicação são necessárias ao aumentar-se o universo numérico.

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Publicado
2021-05-11
Como Citar
RIPOLL, C.; FISCHER, D.; MEINERZ, F. A abordagem da comutatividade da multiplicação na Educação Básica. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 12, n. 3, p. 1-25, 11 maio 2021.
Seção
Artigos Gerais