A divulgação científica no ensino de Química

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v12n1a35

Palavras-chave:

Divulgação Científica, Química, Ensino de Química

Resumo

Este artigo apresenta um delineamento bibliográfico sobre a Divulgação Científica (DC) no Ensino de Química cujo objetivo foi identificar e analisar as propostas dos estudos sobre esta temática. Artigos completos publicados em periódicos científicos nacionais e internacionais classificados pelo Qualis da Capes em A1 no intervalo de onze anos através da técnica de Análise de Conteúdo fundamentada em Bardin (2011) foram analisados. Encontramos cinco categorias referentes às propostas dos estudos sobre a temática da DC no Ensino de Química. Constatamos que a DC se configura como um objeto de estudo incipiente no Ensino de Química, uma vez que localizamos dezessete trabalhos em um conjunto de quarenta periódicos. Observamos que a maior parte deles propõe o uso da DC para a construção de conceitos químicos, enquanto as experiências na área de formação de professores de Química são relatadas com menor frequência. Os resultados sugerem que a escassez de pesquisas com esse escopo precisa ser suprida, especialmente no campo da Formação de Professores, considerando a importância de fomentar docentes de Química sobre a temática da DC e sobre o uso de ferramentas dessa área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011.

BUENO, W. C. Jornalismo científico no Brasil: os compromissos de uma prática dependente. 1984. 364f. Tese (Doutorado em Comunicação) – Universidade de São Paulo (USP). São Paulo.

BUENO, W. C. Comunicação científica e Divulgação Científica: aproximações e rupturas conceituais. Informação & Informação, Londrina, v. 15, n. 1, p. 1-12, 2010.

BUENO, W. C. Jornalismo ambiental: explorando além do conceito. In: GIRARDI, I. M. T.; SCHWAAB, R. T. (Org.). Jornalismo ambiental: desafios e reflexões. Porto Alegre: Dom Quixote, p. 105-118, 2008.

CALDAS, G. Divulgação científica e relações de poder. Informação & Informação, Londrina, v. 15, n. 1, p. 31-42, 2010.

CARVALHO, M. T. S.; GONZAGA, A. M. A. Divulgação Científica na Formação Continuada de Professores. Curitiba: Appris, 2013.

MASSARANI, L.; DIAS, E. M. S. José Reis: reflexões sobre a Divulgação Científica. Rio de Janeiro: Fiocruz/COC, 2018.

MELO, J. M. Impasses do Jornalismo Científico. Comunicação e Sociedade, Braga, Ano IV, n. 7, p. 19-24, 1982.

NASCIMENTO, T. G. Leituras de Divulgação Científica na formação inicial de licenciandos de Ciências. 2008. 233 f. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Florianópolis.

OLIVEIRA, A. T. S.; FALATAY, P. Breve relato da política da Divulgação Científica no Brasil. In: PAVÃO, A. C.; FREITAS, D. (Orgs.) Quanta ciência há no ensino de ciências. São Carlos: EdUFSCar, 2008.

OLIVEIRA, M. M. Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis: Vozes, 2013.

TORRESI S. I. C.; PARDINI V. L.; FERREIRA V. F. Sociedade, Divulgação Científica e Jornalismo Científico. Química Nova, São Paulo, v. 35, n. 3, p. 447-447, 2012.

Downloads

Publicado

2021-03-30

Como Citar

CAMPOS, A. F.; FREITAS, A. P. de. A divulgação científica no ensino de Química. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 1-18, 2021. DOI: 10.26843/rencima.v12n1a35. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/2825. Acesso em: 4 out. 2022.

Edição

Seção

Artigos