Matemática para o ensino: reflexões a partir das ideias do campo conceitual multiplicativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v12n3a23

Palavras-chave:

Formação de Professores, Anos Iniciais, Campo Conceitual Multiplicativo, Matemática para o Ensino

Resumo

O artigo retrata as discussões coletivas em uma formação continuada, a partir de algumas ideias do campo conceitual multiplicativo, ofertada a professoras que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Em uma linha qualitativa, com pressupostos da teoria da Matemática para o Ensino, esse estudo utilizou-se da metodologia Concept Study na formação de professores. A pesquisa indicou que muitas professoras sustentavam que o ensino da multiplicação se baseia somente no ensino do algoritmo formalizado e a única ideia considerada pelo grupo era a da adição repetida. No decorrer da ação colaborativa e das reflexões coletivas, a (re)significação de saberes do conceito da multiplicação foi fundamentada em estruturas desenvolvidas pelas próprias professoras, a partir de suas demandas e experiências. Esses saberes, caracterizados como dinâmicos e emergentes, colaboraram para o desenvolvimento de uma matemática para ensino.

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Publicado

05/23/2021

Como Citar

LORENZUTTI, Andressa Oliveira Faria; PAIVA, Maria Auxiliadora Vilela. Matemática para o ensino: reflexões a partir das ideias do campo conceitual multiplicativo. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 1–23, 2021. DOI: 10.26843/rencima.v12n3a23. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2824. Acesso em: 9 dez. 2023.

Edição

Seção

Artigos