Matemática para o ensino: reflexões a partir das ideias do campo conceitual multiplicativo

Palavras-chave: Formação de Professores, Anos Iniciais, Campo Conceitual Multiplicativo, Matemática para o Ensino

Resumo

O artigo retrata as discussões coletivas em uma formação continuada, a partir de algumas ideias do campo conceitual multiplicativo, ofertada a professoras que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Em uma linha qualitativa, com pressupostos da teoria da Matemática para o Ensino, esse estudo utilizou-se da metodologia Concept Study na formação de professores. A pesquisa indicou que muitas professoras sustentavam que o ensino da multiplicação se baseia somente no ensino do algoritmo formalizado e a única ideia considerada pelo grupo era a da adição repetida. No decorrer da ação colaborativa e das reflexões coletivas, a (re)significação de saberes do conceito da multiplicação foi fundamentada em estruturas desenvolvidas pelas próprias professoras, a partir de suas demandas e experiências. Esses saberes, caracterizados como dinâmicos e emergentes, colaboraram para o desenvolvimento de uma matemática para ensino.

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Publicado
2021-05-23
Como Citar
LORENZUTTI, A.; PAIVA, M. A. Matemática para o ensino: reflexões a partir das ideias do campo conceitual multiplicativo. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 12, n. 3, p. 1-23, 23 maio 2021.
Seção
Artigos Gerais