Uma revisão de literatura sobre o uso das analogias no ensino de Ciência e Matemática

Palavras-chave: Analogia, Ciência, Matemática, Ensino

Resumo

No ensino de ciências e matemática é comum o uso de analogias. Elas são normalmente utilizadas na sala de aula na criação de vínculos entre o conhecimento, experiências vividas e novos contextos e problemas, tornando-se importante no processo de interpretação e, por consequência, na melhoria da experiência de aprendizagem na prática pedagógica. Embora relevante para o ensino de ciências e matemática, verifica-se a necessidade da elaboração de uma visão global de como ela tem sido usada. Diante disso, o objetivo deste trabalho é a realização de uma revisão sistemática para avaliar as publicações de ensino de ciências e matemática com o uso de analogias, que permita avaliar a configuração e o contexto dos desenhos atuais do seu uso. A busca foi realizada no banco de dados da CAPES e no Google Scholar, usando como descritores: “analogia e ensino”, “analogia e ciência e matemática” e “analogia e educação”, o que permitiu o acesso às publicações de maneira adequada. O escopo dos trabalhos analisados foi delimitado iniciando de janeiro de 2014 a dezembro de 2019. Para análise dos dados, foram selecionados doze artigos representativos, onde descrevemos as analogias encontradas e suas formas de aplicações. A análise dos artigos apontou para a importância da analogia como uma boa metodologia de ensino para Ciências e Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARBOSA, D. N. Analogia como apoio ao ensino de programação: uma animação do comando While. 2015. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso – Ciências da Computação – Centro de Ciências Aplicadas e Educação. Universidade Federal da Paraíba, Paraíba, 2015.

BORGES, C. C. M. A política de assistência estudantil a partir da execução do programa auxílio permanência no Instituto Federal de Alagoas-campus Palmeira dos Índios: a permanência pelo auxílio. 2015. 127f. Dissertação de Mestrado - Centro de Ciências Humanas e Artes. Universidade Federal da Paraíba.

CHICÓRIA, T. Uma estratégia de ensino metacognitiva: contribuições para o perfil conceitual de força de licenciandos em física. 2018.124f. Dissertação- Setor de Ciências Exatas. Universidade Federal do Paraná. Paraná, 2018.

CHICÓRIA, T. Uma estratégia de ensino metacognitiva: contribuições para o perfil conceitual de força de licenciandos em física. 2018.124f. Dissertação - Setor de Ciências Exatas. Universidade Federal do Paraná. Paraná, 2018.

COSTA, A. B.; ZOLTOWSKI, A. P. C. Como escrever um artigo de revisão sistemática. Manual de produção científica. In: KOLLER, S. H.; COUTO, M. C. P.; HOHENDORFF, J. V. (Orgs.). Porto Alegre: Penso, 2014, p. 55-70.

COSTA, A. B.; ZOLTOWSKI. A.P. C. Como escrever um artigo de revisão sistemática. In: KOLLER, S. H.; DE PAULA COUTO, M. C. P.; HOHENDORFF, J. V. (Org.). Manual de produção científica. Porto Alegre: Penso Editora, 2014.

COUTINHO, I. C. R. F. Relatório profissional. O currículo das ciências e um estudo de caso. 2014, 150 f. Tese de Doutorado (Doutorado em Química Sustentável). Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa, 2014.

DA CRUZ, W. J. Experimentos Mentais na Educação Matemática: uma analogia com provas matemáticas formais. Curitiba: Editora Appris, 2019.

DA SILVA RODRIGUES, E.; SAMPAIO, T. A. S. M. Ensino de Física: experimentação com analogia entre a eletrização do canudo e o circuito RC. Revista Semiárido De Visu, v. 3, n. 2, p. 92-97, 2016.

DENZIN, N. K; LINCOLN, Y. S. Introdução: a disciplina e a prática da pesquisa qualitativa. In: DENZIN, N. K; LINCOLN, Y. S. (Orgs.). O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006, p. 15-41.

DOTTI, M. Analogia e mediação docente no processo de ensino e aprendizagem de equilíbrio químico. Educação Química en Punto de Vista, v. 2, n. 2, p. 125-141, 2018.

DUHEM, P. A teoria física: seu objeto e sua estrutura. Rio de Janeiro, RJ: EdUERJ, 2014.

DUIT, R. Sobre o papel das analogias e metáforas na aprendizagem das ciências. Educação científica, v. 75, n. 6, p. 649-672, 1991.

ESPINOZA-VÁZQUEZ, G.; ZAKARYAN, D.; CARRILLO, J. El conocimiento especializado del profesor de matemáticas en el uso de la analogía en la enseñanza del concepto de función. Revista Latinoamericana de Investigación en Matemática Educativa RELIME, v. 21, n. 3, p. 301-324, 2018.

FERREIRA, N. P. Estudantes com hipoacusia num estudo sobre microrganismos: contribuições de uma unidade de ensino potencialmente significativa. 2018.258f. Dissertação de Mestrado- Centro de Ciências Exatas e da Terra- Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

GONÇALVES, C. A. L. Relatório de estágio pedagógico ano letivo de 2013-2014. 38f. 2014. Dissertação de Mestrado- Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal.

HARRISON, A. G.; TREAGUST, D. F. Teaching with analogies: A case study in grade‐10 optics. Journal of Research in Science Teaching, v. 30, n. 10, p. 1291-1307, 1993.

HASTENREITER, R. S. C. Das palavras aos quanta: analogia como elemento do pensamento e ferramenta didática em aulas de física quântica na educação básica. 2015. 323 p. Tese (Doutorado em Ensino de Física) - Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia), University of São Paulo, São Paulo, 2015.

HOLANDA, R. Prazeres de. Uma proposta de transposição didática da mecânica quântica para o ensino médio. 2017. 112 p. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Pernambuco, 2017.

JÚNIOR, H. F. Similibus simile cognoscitur. O pensamento analógico medieval. Medievalista on line, n. 14, v. 14, p. 01-37, 2013.

JUSTI, R.; GILBERT, J. K. Modelling, teachers' views on the nature of modelling, implications for the education of modellers. International Journal of Science Education, 24(4), 2002, p. 369-387.

LEITE, R.; DUARTE, M. C. Percepções de professores sobre o conceito de analogia e de sua utilização no ensino-aprendizagem da Física e da Química. Analogias, Leituras e Modelos no Ensino da Ciência: a sala de aula em estudo. Escrituras, v. 6, p. 45-49, 2014.

MAGGI, A. C.; RAMOS, I. J. Uma análise sobre a relação entre os critérios de textualidade e a elaboração de analogias no processo de ensino aprendizagem. REVES - Revista Relações Sociais, 1(4), p. 0661–0672, 2018.

MARMENTINI, A. A. Método para o ensino significativo de óptica por analogia a Pedagogia Histórico Crítica. 2019. 136f. (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física). Campus de Ji-Paraná - Universidade Federal de Rondônia

MATSUMOTO, M. Y.; DE OLIVEIRA, O. L. Inferência Abdutiva Computacional para o Ensino de Química: uma Nova Perspectiva para Construção de Conceitos por Analogia. In: Anais do Workshop de Computação da FACCAMP, v. 4, p. 55 - 59, 2017

NOBLES, C. On analogies in Leibniz’s Philosophy Scientific Discovery and the Case of the “Spiritual Automaton”. Quaestiones Disputatae, v. 7, n. 2, 2017, p. 8-30.

NÚÑEZ, I. B.; RAMALHO, B. L. O conhecimento disciplinar docente para ensinar ciências naturais: reflexões para a formação inicial de professores. Universidade Federal da Paraíba. Revista Temas em Educação, v. 26, n. 2, p. 10, 2017.

OSHIRO, I. S. N.; SILVA, P. O. L. A. A importância da qualidade no ensino superior; uma analogia ao processo produtivo. In: V Congresso Científico da Produção da Universidade do Vale do Sapucaí. p. 221, 2016.

PATERLINI, N. C. R. Analogias e modelagem no ensino de ciências. 2016, 57 p. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de São Carlos, 2016.

PLATÃO. A República. Tradução Carlos Alberto Nunes. 3. ed. Belém: EDUFPA, 2000.

QUEIROZ, R.O. A utilização de modelos didáticos, na forma de analogias, no ensino de isomeria 3d: uma investigação dos saberes docentes junto a professores de química. 2015. 109f. Dissertação de Mestrado- Departamento de Educação- Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

RAMOS, T. C.; MOZZER, N. B. Análise do uso da analogia com o “Pudim de Passas” guiado pelo TWA no ensino do modelo atômico de Thomson: considerações e recomendações. Química Nova na Escola, São Paulo, v. 40, n. 2, p. 106-115, maio 2018

SANTANA, I. C. H. Ensino de Biologia por analogias: possibilidades desde a formação de formadores. 2014. 224 f. Tese de Doutorado. Tese de doutorado em Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2014.

SANTIAGO, F. C. S. Utilização de um experimento hidráulico em analogia com um circuito elétrico, para melhorar a aprendizagem em eletricidade. 2016. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.

SANTOS, F. M. Q. O mistério da pessoa humana em Gn 2, 4b-3, 24 faces à analogia Homem-máquina: uma abordagem da unidade letiva 7 do ensino secundário. 2015, 72 p. Dissertação (Mestrado em Ciência Religiosas), Universidade Católica Portuguesa – Faculdade de Teologia, Lisboa, 2015.

SANTOS, Paulo Henrique Barros. Tutormama: um sistema tutor inteligente aplicado a neoplasia mamária. 2018, 99 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Biomédica) -Universidade de Brasília, Brasília, 2018.

SANTOS, S. C. S.; TERÁN, A. F.; SILVA-FORSBERG, M. C. Analogias em livros didáticos de biologia no ensino de zoologia. Investigações em Ensino de Ciências, v. 15, n. 3, p. 591-603, 2016.

SILVA, I. M. Análise sobre a abordagem da química ambiental no ensino de química do IFPB. Trabalho de Conclusão de Curso, Campus João Pessoa, Paraíba, 2017.

SILVA, L. A. S. et al. Uso de analogia e contextualização para o ensino de imunologia no Ensino Médio: caminhos para a aprendizagem. Multi-Science Journal (ISSN 2359-6902), v. 1, n. 11, p. 3-3, 2018.

SILVA, T. A. Proposta de Sequência didática que conjuga analogia e modelagem no ensino de equilíbrio químico. 2015. Monografia (Química Licenciatura) - Departamento de Química, Universidade Federal de Ouro Preto, Minas Gerais, 2015.

SILVA, T. A.; MOZZER, N. B. Conjugando modelagem e analogia no ensino de equilíbrio químico. In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). Águas de Lindóia, 2015.

SIRQUEIRA, L. N. Analogia no Ensino de Oxidação-Redução. 2018, 142 p. Dissertação (Mestrado em Física e Química em Contexto Escolar). Faculdade de Ciências da Universidade de Porto, Porto, 2018.

ULLIO, P. Construindo e analisando o sistema respiratório. In: Ciência em Tela- v. 7, n. 1, 2014, p. 1-8.

ZINGANO, M. Unidade do gênero e outras unidades em Aristóteles: significação focal, relação de consecução, semelhança, analogia. ANALYTICA, Rio de Janeiro, v. 17, n. 2, 2013, p. 395-432.

Publicado
2021-09-30
Como Citar
MELO, M.; PARAGUAÇU, F. Uma revisão de literatura sobre o uso das analogias no ensino de Ciência e Matemática. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 12, n. 4, p. 1-19, 30 set. 2021.
Seção
Artigos Gerais