Conhecimento especializado do professor de Matemática revelado na escrita reflexiva de futuros professores decorrente de simulações de aulas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v12n3a02

Palavras-chave:

Conhecimentos Profissionais Docentes, MTSK, Simulações de Aulas, Prática de Ensino, Escrita Reflexiva

Resumo

O presente artigo tem como objetivos identificar subdomínios do Conhecimento especializado do Professor de Matemática revelados na escrita reflexiva de futuros professores decorrente de simulações de aulas em uma disciplina de Prática e Metodologia do Ensino de Matemática e evidenciar componentes desse contexto formativo que possivelmente colaboraram para a mobilização de tais conhecimentos. Para isso, analisamos as escritas reflexivas de três licenciandos matriculados no quarto ano do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Londrina no ano letivo de 2019, referentes às aulas destinadas à simulação de aulas. Os resultados revelam adequação do contexto formativo ao modelo e componentes desse contexto que possivelmente potencializaram tal mobilização, como as discussões realizadas com os colegas da turma e com o formador a respeito das tarefas propostas, a observação crítica das aulas simuladas, a resolução de tarefas aplicadas pelos colegas e a reflexão sobre a própria prática. Além disso, apontam potencialidades do uso da escrita reflexiva na formação inicial de professores de Matemática e da dinâmica de condução da disciplina para propiciar um ambiente oportuno à mobilização de conhecimentos profissionais docentes e ao desenvolvimento profissional de futuros professores, podendo orientar formadores de professores em suas práticas formativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

30.03.2021

Como Citar

RODRIGUES, André Lima; TEIXEIRA, Bruno Rodrigo. Conhecimento especializado do professor de Matemática revelado na escrita reflexiva de futuros professores decorrente de simulações de aulas. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 12, n. 3, p. 1–26, 2021. DOI: 10.26843/rencima.v12n3a02. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2820. Acesso em: 20 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos