Percepções de estudantes do Ensino Médio sobre a presença das mulheres na Ciência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v12n1a40

Palavras-chave:

Educação Básica, Gênero, Mulheres na Ciência, Estudantes do Ensino Médio

Resumo

Embora haja certo otimismo com relação à participação da mulher na ciência, pesquisas apontam diversos entraves para o alcance da igualdade. Nesse aspecto, destaca-se a escola como espaço privilegiado de intervenção, auxiliando estudantes e professores a romper com os estereótipos de gênero. Tendo em vista o processo histórico de exclusão das mulheres, este trabalho tem como objetivo investigar as percepções de estudantes da 2ª série do Ensino Médio de uma escola pública estadual do Município de Goiânia/GO sobre a presença das mulheres na ciência, com vistas a identificar a proximidade do tema na educação básica. A pesquisa possui abordagem qualitativa, utilizando a análise de conteúdo temática. Os resultados indicam que os estudantes possuem uma visão estereotipada de ciência e cientistas, associando a ciência a homens, e têm dificuldade de citar nomes de cientistas mulheres, principalmente as brasileiras. Ademais, a temática mulheres na ciência não é comum a eles, sobretudo na escola, o que reforça a necessidade de inserção desse tema no contexto escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-03-30

Como Citar

SOARES, Z. M. P.; MENDES, M.; FREITAS, A. de J. Percepções de estudantes do Ensino Médio sobre a presença das mulheres na Ciência. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 1–19, 2021. DOI: 10.26843/rencima.v12n1a40. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/2815. Acesso em: 6 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos