Proposta de situações-problema produzidas por professores do Ensino de Ciências da Natureza aplicáveis à rede básica de ensino

Palavras-chave: Resolução de Problemas, Ensino de Ciências, Formação de Professores

Resumo

Este trabalho apresenta um conjunto de situações-problema produzidas por professores da Educação Básica da área de Ciências da Natureza durante uma pesquisa desenvolvida por docentes da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), campus Caçapava do Sul do Estado do Rio Grande do Sul (RS).  A pesquisa teve como objetivo fazer um estudo sistemático dos aspectos teóricos que embasam a Resolução de Problemas, principalmente aspectos metodológicos, epistemológicos e psicológicos. A partir do aprofundamento teórico, os professores produziram situações-problema para serem implementados na rede básica de ensino. Neste artigo foi realizado um recorte dos dados da pesquisa trazendo os problemas produzidos por professores em formação continuada, sendo que os dados da implementação serão discutidos em documento posterior. Os problemas produzidos foram analisados de forma qualitativa conforme a área a que pertencem, o conteúdo desenvolvido e um conjunto de dicotomias relatadas na literatura. A análise indica que as situações-problema são coerentes com os fundamentos tratados durante o percurso formativo e apresentam potencial para serem implementados com alunos do Ensino Fundamental I da rede básica de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BORGES, A. T. O Papel do Laboratório no Ensino de Ciências. IN: I ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS, 1997, Águas de Lindóia. Anais. Águas de Lindóia, p. 2-11, 1997.

BRUNER, J. S. Uma nova teoria da aprendizagem. Rio de Janeiro: Block, 1966.

CAMPOS, R.C.; SILVA, R.C. Funções da Química Inorgânica. Química Nova na Escola, n.9, p. 18-24, 1999.

DEWEY, J. Experiência e educação. Tradução de Renata Gaspar. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

ECHEVERRÍA, M. D. P. P.; POZO, J.I. Aprender a Resolver Problemas e Resolver Problemas para aprender. In: POZO, J. I. (Org). A Solução de Problemas: Aprender a resolver, resolver para aprender. Porto Alegre: Artmed, 1998.

FONSECA, C. V; SANTOS, F. M. T. Da Alquimia à Química: Aproximações e Afastamentos sob a perspectiva epistemológica de Larry Laudan. In: 33º EDEQ, Ijuí, Unijui, 2013.

GARCIA 2003 apud GARCÍA GARCÍA, J. J.; RENTERIA RODRIGUEZ E. La medición de la capacidad de resolucion de problemas em las ciências experimentales. Ciência e Educação, v. 18, n. 4, p. 755-767, 2012.

GOI, M. E. J. Formação de professores para o desenvolvimento da metodologia de resolução de problemas na educação básica. 2014. 267 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.

GOI, M. E. J.; SANTOS, F. M. T. Formação de professores e o desenvolvimento de habilidades para a utilização da metodologia de resolução de problemas. Investigações em Ensino de Ciências (Online), v. 19 (2), p. 431-450, 2014.

GOI, M. E. J.; SANTOS, F. M. T. Formação continuada de professores de ciências: elaboração de situações- problema. Revista Conexão UEPG, v. 12, p. 54-67, 2016.

NÓVOA, Antonio. (coord.). Os professores e a sua formação. 2 ed. Lisboa: Dom Quixote, 1995.

LAUDAN, L. Progress and it’s problems. Towards a Theory of Scientific Growth. London: outledge & Kegan Pau, 1977. 275 p.

LOPES, J. Resolução de Problemas em física e química. Lisboa: Texto, 1994.

LÜDCKE, M.; ANDRÉ, M. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MEDEIROS, D. R. Resolução de problemas como proposta metodológica para o Ensino de Química. 2019. 147f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências), Universidade Federal do Pampa, 2019.

ONUCHIC, L. De La Rosa. Uma História da Resolução de Problemas no Brasil e no Mundo. In: Seminário de Resolução de Problemas, 2008, Rio Claro. Anais eletrônicos. Rio Claro: GTERP, 2008.

POZO, J. I. (Org) A Solução de Problemas: Aprender a resolver, resolver para aprender. Porto Alegre: Artmed, 1998.

POZO, J. I.; CRESPO, M. A. G. C. A Solução de Problemas nas Ciências da Natureza. In: POZO, J. I. (Org). A Solução de Problemas: Aprender a resolver, resolver para aprender. Porto Alegre: Artemed, 1998.

RIBEIRO, Daniel das Chagas de Azevedo. Problemas ambientais causados por agrotóxicos: a metodologia da resolução de problemas e a investigação científica na educação básica. 2020. Tese (Doutorado) Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Ciências Básicas da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde-Porto Alegre, 2020.

SALVADOR, D. F. et al. Uma proposta de Feira de Ciências para alunos do Ensino Médio orientada pela Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). In: VIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS – VIII ENPEC – Campinas - SP 05 a 09 de dezembro de 2011. Anais [...]. Campinas – SP- Universidade Estadual de Campinas, 2011.

SIQUEIRA, V. F. Resolução de Problemas na formação de professores de ciências da natureza: aspectos pedagógicos e metodológicos. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Exatas) – Universidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul, 2018.

SIQUEIRA, V. F. et al. Produção de situações-problema em curso de extensão universitária por professores de Ciências da Natureza dos anos finais e ensino médio da rede básica de ensino. Revista Em Extensão, v. 18, n. 2, p. 34-55, 2019.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Rio de Janeiro. Petrópolis: Vozes, 2008.

WATTS, M. The Science of Problem-Solving- A Pratical Guide for Science Teachers. London: Cassell, 1991.

ZUFFI, E. M; ONUCHIC, L. de la Rosa. O Ensino-Aprendizagem de matemática através da resolução de problemas e os processos cognitivos superiores. Unión-Revista Iberoamericana de educação Matemática, Barcelona, n. 11, p. 79-97, set., 2007.

Publicado
2021-03-24
Como Citar
GOI, M.; MEDEIROS, D.; ELLENSOHN, R.; VARGAS, J. Proposta de situações-problema produzidas por professores do Ensino de Ciências da Natureza aplicáveis à rede básica de ensino. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 12, n. 1, p. 1-25, 24 mar. 2021.
Seção
Artigos Gerais