Proposta de situações-problema produzidas por professores do Ensino de Ciências da Natureza aplicáveis à rede básica de ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v12n1a30

Palavras-chave:

Resolução de Problemas, Ensino de Ciências, Formação de Professores

Resumo

Este trabalho apresenta um conjunto de situações-problema produzidas por professores da Educação Básica da área de Ciências da Natureza durante uma pesquisa desenvolvida por docentes da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), campus Caçapava do Sul do Estado do Rio Grande do Sul (RS).  A pesquisa teve como objetivo fazer um estudo sistemático dos aspectos teóricos que embasam a Resolução de Problemas, principalmente aspectos metodológicos, epistemológicos e psicológicos. A partir do aprofundamento teórico, os professores produziram situações-problema para serem implementados na rede básica de ensino. Neste artigo foi realizado um recorte dos dados da pesquisa trazendo os problemas produzidos por professores em formação continuada, sendo que os dados da implementação serão discutidos em documento posterior. Os problemas produzidos foram analisados de forma qualitativa conforme a área a que pertencem, o conteúdo desenvolvido e um conjunto de dicotomias relatadas na literatura. A análise indica que as situações-problema são coerentes com os fundamentos tratados durante o percurso formativo e apresentam potencial para serem implementados com alunos do Ensino Fundamental I da rede básica de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-03-24

Como Citar

GOI, M. E. J.; MEDEIROS, D. R.; ELLENSOHN, R. M.; VARGAS, J. P. Proposta de situações-problema produzidas por professores do Ensino de Ciências da Natureza aplicáveis à rede básica de ensino. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 1–25, 2021. DOI: 10.26843/rencima.v12n1a30. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/2812. Acesso em: 6 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos