A reflexão crítica como elemento potencializador do processo de aprender a ensinar
Resumo
Neste artigo socializamos reflexões acerca das contribuições da Formação Inicial no processo constitutivo de professores de Ciências Biológicas, que podem servir de instrumentos para a produção e transformação de ideários ou concepções do ser professor. A pergunta que orienta o desenvolvimento deste texto é: Que elementos da Formação Inicial se mostram potencialmente capazes de produzir e transformar concepções e modelos de ser professor apreendidos durante a vida? A investigação foi desenvolvida a partir de um Estudo de Caso na abordagem qualitativa de pesquisa em Educação, na qual participaram 17 licenciandos e 3 professores formadores de Ciências Biológicas. Os dados foram construídos desde narrativas de formação, questionário e entrevistas semiestruturadas, organizados pelo viés da Análise Textual Discursiva (ATD). Durante a análise emergiram duas categorias: (I) reflexão formativa e (II) professor formador. Os resultados indiciam que os licenciandos ingressam no Ensino Superior com concepções e modelos de docência resultantes do percurso histórico-cultural formativo vivenciado. A Formação Inicial implica constituição dos futuros professores e, para tanto, a reflexão formativa crítica e o professor formador têm papel essencial durante essa etapa formativa.
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