A base orientadora da ação para ler criticamente textos com conteúdo químico: um diagnóstico com futuros professores de Química

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v12n1a39

Palavras-chave:

Leitura Crítica, Aprendizagem, Orientação da Ação

Resumo

Este estudo apresenta resultados de uma investigação cujo objetivo foi caracterizar a base orientadora de licenciandos de Química para a ação de ler criticamente textos com conteúdo químico. A orientação da ação na aprendizagem assume relevância na perspectiva da Teoria da Formação Planejada das Ações Mentais e dos Conceitos, de P. Ya. Galperin, pois se constitui como parte estrutural para a formação de habilidades e ações mentais necessárias à aprendizagem da Química.  Metodologicamente, foi realizada uma prova pedagógica, com o intuito de caracterizar a base orientadora em comparação com uma orientação de referência para a ação de ler criticamente textos com conteúdo químico. Os resultados demonstram uma diversidade de orientações e divergências estruturais em relação ao modelo de referência que possibilita uma compreensão sobre o conhecimento dos futuros professores a respeito da ação de ler criticamente textos de conteúdo químico e dos aspectos relacionados à aprendizagem química a partir da leitura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-03-30

Como Citar

FAÇANHA, A. A. B.; NUÑEZ, I. B. A base orientadora da ação para ler criticamente textos com conteúdo químico: um diagnóstico com futuros professores de Química. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 1–19, 2021. DOI: 10.26843/rencima.v12n1a39. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/2803. Acesso em: 6 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos