Uma atividade investigativa para o estudo da paisagem: o solo do Cerrado em foco

Palavras-chave: Ensino de Ciências, Investigação, Estudo da Paisagem

Resumo

O presente trabalho é o resultado de uma pesquisa que consiste na produção e utilização de uma atividade experimental investigativa sobre o estudo da Paisagem, por meio da caracterização do solo do Cerrado. A atividade foi elaborada e testada experimentalmente por um grupo de professores do curso de Especialização em Ensino de Ciências do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC), na cidade de São Carlos, SP. A proposição da atividade emergiu na disciplina de Investigação em Ensino de Ciências, para conhecer os diferentes compartimentos desse bioma. A área de estudo foi um fragmento de Cerrado, localizado no campus da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). A metodologia foi pautada no Programa Mão na Massa, que consistiu em: levantamento de hipóteses, observação direta do ambiente, experimentação, realização de pesquisa bibliográfica, registro escrito e as conclusões pessoais e coletivas acerca da questão-problema: “como é caracterizado o solo do Cerrado?”. Foram levantadas sete hipóteses sobre as características, das quais apenas cinco foram testadas devido à limitação do laboratório. Embora se perceba que a consolidação de um modelo tradicional, que acarreta uma dificuldade de elaboração de hipóteses, bem como na dependência por respostas prontas, o grupo foi capaz de superar essa problemática, demonstrando interesse e criatividade para desenvolver as etapas da investigação, bem como sobre a obtenção e discussão dos resultados.

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Publicado
2021-05-17
Como Citar
ALEXANDRINO, D.; SANTOS, H.; KÜLL, C. Uma atividade investigativa para o estudo da paisagem: o solo do Cerrado em foco. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 12, n. 3, p. 1-21, 17 maio 2021.
Seção
Artigos Gerais