Matemática e representações sociais: um estudo qualiquantitativo a partir de teses e dissertações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v12n3a18

Palavras-chave:

Pesquisas, Dissertações e Teses, Representações Sociais, Educação Matemática

Resumo

A utilização da Teoria das Representações Sociais tem sido frequente em diversas áreas de conhecimento, principalmente no campo da Saúde e da Educação. Neste estudo exploratório, através de uma investigação bibliográfica, tipo estado da arte, objetivamos identificar e analisar as dissertações e teses que relacionam o estudo da Teoria das Representações Sociais com a Matemática, visando traçar um perfil acerca dessas investigações, analisando aspectos qualitativos e quantitativos. Em nossas categorizações, apresentamos a quantidade e o percentual de trabalhos por regiões geográficas brasileiras, os sujeitos que constroem representações sociais, os objetos de representações, além de outras características das pesquisas. Do levantamento realizado, a partir da análise dos trabalhos, foi possível observar uma predominância da região Nordeste na realização de pesquisas que envolvem a teoria das representações sociais com o objeto matemática, principalmente em dois programas de pós-graduação da UFPE, sinalizando a existência de grupos de pesquisa que desenvolvem trabalhos nesta direção, evolução no número de produção nas áreas objeto de investigação, um expressivo número de dissertações produzidas (18), em oposição às poucas teses (3), bem como uma multiplicidade de objetos de representações sociais por distintos grupos.

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Publicado

2021-05-22

Como Citar

FREITAS, T. S.; VITTORAZZI, D. L.; TESTA BRAZ DA SILVA, A. M. Matemática e representações sociais: um estudo qualiquantitativo a partir de teses e dissertações. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 1–24, 2021. DOI: 10.26843/rencima.v12n3a18. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/2799. Acesso em: 29 maio. 2023.

Edição

Seção

Artigos