O modelo do conhecimento especializado do professor de Biologia (BTSK)

  • Mónica Luís Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas
  • José Carrillo Universidad de Huelva

Resumo

A investigação que aqui se apresenta teve como objetivo a adaptação do modelo do conhecimento especializado do professor de matemáticas (MTSK) a uma disciplina de natureza epistemológica significativamente diferente, a biologia. Para a construção deste modelo foram observadas 14 aulas no decorrer do ensino do tema da reprodução das plantas a crianças de 8 e 12 anos de idade, a frequentar o 3º e o 6º ano de escolaridade. Foram igualmente realizadas 3 entrevistas. O desenho da investigação enquadra-se num um estudo de casos instrumental, no qual foi estudado o conhecimento de duas professoras, escolhidas entre os seus pares pela sua relevância para o estudo. A informação foi recolhida a partir de vídeogravação e audiogravação e analisada usando o instrumento de análise em construção, o BTSK, e a metodologia de análise de conteúdo. O resultado foi a caracterização do modelo do conhecimento especializado do professor quando ensina tópicos da biologia. Este modelo empírico é composto por três domínios do conhecimento: conhecimento da biologia, conhecimento pedagógico do conteúdo da biologia e domínio das crenças, divididos em subdomínios e categorias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABD-EL-KHALICK, F.; LEDERMAN, N. Improving science teachers' conceptions of nature of science: a critical review of the literature. International Journal of Science Education, 22(7), 2000. 665-701.

ABRANTES, P. C. Introdução. O que é a filosofia da biologia? In: ABRANTES, P. C. Leis e teorias em biologia. Porto Alegre: Artmed, 2011. p. 11-36.

ALAKE-TUENTER, E. et al. Inquiry-based science teaching competence of primary school teachers: Delphi study. Teaching and Teacher Education, 35, 2013. 13-24.

ALVARADO, D. A. R. et al. El cambio en las emociones de maestros en formación inicial hacia el clima de aula en una intervención basada en investigación escolar. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias, 15, n. 2, 2018. Disponivel em: <http://hdl.handle.net/10498/20781>. Acesso em: 2020.

AMERICAN ASSOCIATION FOR THE ADVANCEMENT OF SCIENCE. Project 2061 (American Association for the Advancement of Science). Benchmarks for science literacy. Washington, DC.,: Oxford University Press, 1993.

ANDERSON, E. H.; SPENCER, M. H. COgnitive representation of AIDS. In: CRESWELL, J. W. Qualitative inquiry & research design. Chosing among five approaches. 2ª. ed. London: Sage Publication, 2007. p. 259-283.

ARKSEY, H.; KNIGHT, P. Interviewing for social scientist. London: Sage Publication, 1999.

AYDıN, S. et al. Professional Journals as a Source of PCK for Teaching Nature of Science: An Examination of Articles Published in The Science Teacher (TST) (an NSTA Journal), 1995–2010. Journal of Science Teacher Education, 24, 2013. 977–997.

BALL, D. L. .; BASS, H. Interweaving content and pedagogy in taching and learning to teach: Knowing and using mathematics. In: BOALER, J. Multiple Perspectives on Mathematics of Teaching and Learning. [S.l.]: Ablex Publishing., 2000. p. 83-104.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2012.

BASSEY, M. Case study research in educational settings. Buckingham: Open, 1999.

BELLINI, M. Epistemologia da biologia: para pensar a iniciação das ciências biológicas. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 88, n. 218, p. 30-47, 2007.

BERTATO, F. O critério de demarcação de Popper e a filosofia da biologia de Mayr. Ciência & Ensino, v. 4(1), p. 12-23, 2015.

BEZERRA, A. et al. O ensino de botânica por meio da confecção de velas com essências naturais de plantas. Biota Amazônia, v. 7(4), p. 17-19, 2017.

BLANCO, L.; MELLADO, V.; RUIZ, C. Conocimiento didáctico del contenido en ciencias experimentales y matemáticas y formación de profesores. Revista de educación, n. 307, p. 427-446, 1995.

BRYMAN, A. Social Research Methods (4th edition). USA: Oxford University Press, 2012.

BUCKINGHAM, W. et al. O livro da filosofia. As grandes ideias de todos os tempos. São Paulo: Editora Globo, 2011.

BYBEE, R. et al. The BSCS 5E Instructional Model: origins effectiveness, and applications. [S.l.]: [s.n.], 2006. Disponivel em: <http://www.fremonth.org/ourpages/auto/2008/5/11/1210522036057/bscs5eefullreport2006.pdf>. Acesso em: 2017.

CACHAPUZ, A.; PRAIA, J.; JORGE, M. Perspetivas de ensino. Porto: Centro de Estudos de Educação em CIência, 2000.

CARR, W.; KEMMIS, S. Becoming critical: Education, knowledge and action. London: The Palmer Press, 1986.

CARRILLO, J. .; CONTRERAS, L. C. Un modelo de categorías e indicadores para el análisis de las concepciones del profesor sobre la Matemática y su Enseñanza. Educación Matemática, 7(3), 1995. 79-92.

CARRILLO, J. Modos de resolver problemas y concepciones sobre la Matemática y su enseñanza: metodología de la investigación y relaciones (Tesis doctoral, Universidad de Huelva). Huelva, España: Universidad de Huelva Publicaciones, 1998.

CARRILLO, J. et al. The mathematics teacher's specialised knowledge (MTSK) model. Research in Mathematics Education, 20 (3), 2018. 236-253.

DENZIN, N. The research act: A theoretical introduction to sociological methods. New York: Routledge, 2009. Disponivel em: <https://doi.org/10.4324/9781315134543>.

DENZIN, N. Triangulation 2.0. Journal of Mixed Methods Research, v. 6, n. 2, p. 80-88, 2012.

DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. The landscape of qualitative research: Theories and issues. Thousand Oaks, Calif: Sage Publications, 1998.

GESS-NEWSOME, J. A model of teacher professional knowledge and skill including PCK: Results of the thinking from the PCK Summit. In: BERRY, A.; FRIEDRICHSEN, P.; LOUGHRAN, J. Re-examining Pedagogical Content Knowledge in Science Education. London: Routledge, 2015. p. 28-42.

GÓMEZ-CHACÓN, I. M. La Tarea Intelectual en Matemáticas. Afecto, Meta-afecto y los Sistemas de Creencias. Boletín de la Asociación Matemática Venezolana, 10(2), 2003. 225-248.

GROSSMAN, P. L. The making of a teacher: Teacher knowledge and teacher education. New York: Teachers College Press, 1990.

GUBA, E. G.; LINCOLN, Y. Competing paradigms in qualitative research. In: DENZIN, N.; LINCOLN, Y. Handbook of qualitative research. Thousand Oaks, CA: Sage, 1994. p. 105-117.

KÄPYLÄ, M.; HEIKKINEN, J.; ASUNTA, T. Influence of content knowledge on pedagogical content knowledge: The case of teaching photosynthesis and plant growth. International Journal of Science Education, v. 31, n. 10, p. 1395-1415, 2009.

KOLB, D. A. Experiential learning: Experience as the source of learning and development. 2ª. ed. New Jersey: Financial Times Press, 2015.

KRIPPENDORF, K. Content analysis: An introduction to its methodology. Los Angeles: Sage Publications, 2018.

LEDERMAN, N. G. Nature of science: Past, present, and future. In: S. K. ABELL, N. G. L. &. P. L. E. A. Handbook of research on science education. Mahwah, N. J.: [s.n.], 2007. p. 831-879.

LEDERMAN, N. G. et al. Views of nature of science questionnaire: Toward valid and meaningful assessment os learners' conceptions of nature of science. Journal of Research in Science Teaching, v. 39(6), p. 497-521, 2002.

LINCOLN, Y.; GUBA, E. G. Ethics: The failure of positivist science. The review of higher education, Lincoln, Y. & Guba, E. (1989). Ethics: The failure of positivist science. The review of higher education. 12(3), 221-240. DOI: 10,1353/rhe.1989.0017, 12(3), 1989. 221-240.

MAGNUSSON, S.; KRAJCIK, J.; BORKO, H. Nature, sources, and development of pedagogical content knowledge for science teaching. In: GESS-NEWSOME, J.; LEDERMAN, N. G. Examining pedagogical content knowledge: The construct and its implication for science education. Dordrecht: Kluver Academic, 1999. p. 95-132.

MERRIAM, S. B. Qualitative research and case study applications in education. San Francisco: Jossey-Bass, 1998.

NATIONAL RESEARCH COUNCIL. The role os theory in advancing 21st-century biology. Washington. 2007.

NIEUWENHUIS, J. Qualitative research design and data gathering techniques. In: MAREE, K. First steps in research. Pretoria: Van Schaik, 2007.

PARK, S.; CHEN, Y. Mapping out the integration of the components of pedagogical content knowledge (PCK): Examples from high school biology classrooms. Journal of Research in Science Teaching, 49(7), 2012. 922–941.

PARK, S.; OLIVER, J. S. Nacional Board Certification (NBC) as a catalyst for teacher's learning about teaching: The effect of the NBC process on candidate teachers' PCK development. Journal os Research in Science Teaching, 45(7), 2008. 812-834.

PATTON, M. Q. Qualitative research and evaluation methods. 3º. ed. Thousand Oaks: [s.n.], 2002.

PEHKONEN, E.; PIETILÄ, A. On relationship between beliefs and knowledge in mathematics education. Bellaria, Itália: ERME, 2003. p. 1-8.

PESSIN, L. R.; NASCIMENTO, M. T. A importância das aulas práticas no ensino da biologia, a partir do processo de ensino e aprendizagem em aulas e atividades teórico-práticas. II Congresso Estadual de Iniciação Científica e Tecnológica. Niterói: [s.n.]. 2010. p. 1-5.

ROCHELLE, J. Choosing and using video equipment for data collection. In: KELLY, A.; LECH, R. Hanbook os research design in mathematics and science education. London: Lawrencee Erlbaum Associates Publishers, 2000.

SCHWANDT, T. A. Constructivist, interpretivist approaches to human inquiry. In: N. K. DENZIN, &. Y. S. L. Handbook of qualitative research. Thousand Oaks, CA, US: Sage Publications, Inc., 1994. p. 118-137.

SHULMAN, L. S. Those who understand: Knowledge growth in teaching. Educational Researcher, 15(2), 1986. 4-14.

SHULMAN, L. S. Knowledge and teaching: Foundation of the new reform. Harvard Educational Review, 57(1), 1987. 1-22.

SILVA, E. A. As metodologias qualitativas de investigação nas ciências socias. Revista Angolana de Sociologia, dez. 2013. 77-99.

SILVA, M. M. et al. Conhecimento especializado de professor de biologia para ensinar embriologia humana. Série Educar - Ciências, Biologia e Meio Ambiente, Belo Horizonte, 32, 2020. 37-42. Acesso em: 2020.

STAKE, R. The art of case study research. London: Sage publication, 1995.

STAKE, R. Case studies. In: DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. Strategies of qualitative inquiry. 3ª. ed. Thousand Oaks: Sage publications, 2005. p. 443-466.

VAN-DIJK, E. M.; KATTMAN, U. A research model for the study of science teachers PCK and improving teacher education. Teaching and Teacher Education, 23, 2007. 885-897.

VASCONCELOS, C.; CARDOSO, A.; VASCONCELOS, M. L. Socio-Scientific issues and scientific literacy. 11th International Conference of Education, Research and Innovation. Sevilha: IATED Academy. 2018. p. 1-5.

WONG, S. L.; HODSON, D. from the horse's mouth: What scientists say about scientific investigation and scientific knowledge. Science Studies and science education, p. 109-130, 2008.

Publicado
2020-11-20
Como Citar
LUÍS, M.; CARRILLO, J. O modelo do conhecimento especializado do professor de Biologia (BTSK). Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 11, n. 7, p. 19-36, 20 nov. 2020.