Evidências da alfabetização científica em grafias de ilustrações na perspectiva CTSA no Ensino de Química

Palavras-chave: Indicadores, CTSA, Sequência Didática

Resumo

Este artigo teve como objetivo apresentar evidências da alfabetização científica (AC) de ilustrações gráficas e discursivas estruturadas por alunos do 2o ano do Ensino Médio, após aplicação de uma sequência didática (SD) denominada “Qual a Química que você respira?” elaborada na perspectiva ciência, sociedade, tecnologia e ambiente (CTSA). A SD foi organizada nos moldes dos três momentos pedagógicos (3MP) e aplicada em 4 encontros presenciais de 2 horas/aulas cada. Foi proposto como atividade avaliativa aos alunos que elaborassem uma história que contemplasse o conteúdo de termoquímica visto em sala. Para a análise qualitativa foi utilizada a análise de conteúdo de Bardin (2011) sendo as categorias pré-estabelecidas a partir dos indicadores de AC propostos por Sasseron e Carvalho (2008; 2010). A abordagem utilizada oportunizou um ambiente de reflexão a partir da observação das relações dinâmicas entre os elementos de CTSA no contexto escolar, com a formação cidadã dos educandos, pois o desenvolvimento do pensamento crítico favoreceu a elaboração de propostas para a solução de problemas de âmbito social e ambiental, evidenciadas pelas histórias criadas. Constatou-se que os estudantes foram capazes de relacionar conceitos de Química trabalhados na SD aos efeitos da poluição atmosférica no meio ambiente e na saúde.

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Referências

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Publicado
2021-02-24
Como Citar
MORETTI, A.; ROCHA, Z.; SILVA, C. Evidências da alfabetização científica em grafias de ilustrações na perspectiva CTSA no Ensino de Química. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 12, n. 1, p. 1-20, 24 fev. 2021.
Seção
Artigos Gerais