De um caminhar na perspectiva inclusiva a um coletivo de atores em uma formação continuada em tecnologias no ensino de Matemática: reflexões da trajetória

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v12n1a21

Palavras-chave:

Educação Matemática, Pesquisa-formação, Rede Sociotécnica

Resumo

Este artigo apresenta uma jornada docente, em formação, relatada a partir de quatro produções científicas e uma pesquisa em andamento, situados na Educação Básica e Ensino Superior, envolvendo professores, alunos e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. E ante às diferenças, esse andar, que objetiva uma Educação Matemática Inclusiva, tem conduzido uma professora a desafiar-se na elaboração de uma formação sobre ensino de Matemática com Scratch para docentes que atuam em escolas bilíngues de surdos do Núcleo Regional de Educação de Foz do Iguaçu/PR. Nessa investigação, esses entes têm elaborado objetos de aprendizagem da Matemática para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. No processo científico dessa pesquisa, as descrições das ações dos participantes são acatadas sob os fundamentos da abordagem teórico-metodológica da Teoria Ator-Rede, a qual reivindica um olhar na perspectiva da antropologia simétrica. Também, amparada na Pesquisa-formação, visa lançar posicionamentos acerca dessa abordagem e no que isso tem impactado na formação da investigante. Dos resultados, um (re)pensar da profissão perante a dinâmica das ações educativas tem sido levantado, como reflexões sobre o ensino e os conhecimentos emergidos quanto a historicidade dos elementos envolvidos, resultantes das interações coletivas, humanas e não humanas, em uma rede que se mostra em produção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-03-16

Como Citar

KLAUS, V. L. C. de A.; LÜBECK, M.; BOSCARIOLI, C. De um caminhar na perspectiva inclusiva a um coletivo de atores em uma formação continuada em tecnologias no ensino de Matemática: reflexões da trajetória. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 1–19, 2021. DOI: 10.26843/rencima.v12n1a21. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/2773. Acesso em: 6 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos