Estado de conhecimento sobre a abordagem documental do didático em pesquisas na Língua Portuguesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v12n1a12

Palavras-chave:

Gênese Documental, Estado do Conhecimento, Recursos Docentes

Resumo

Esse estudo tem como objetivo apresentar um estado de conhecimento de pesquisas publicadas na Língua Portuguesa, no contexto da abordagem documental do didático na concepção de Gueudet e Trouche (2009). A tarefa de selecionar, modificar e adequar ou criar um recurso caracteriza-se como uma construção documental do professor. A abordagem documental do didático (DAD) estuda os processos que possibilitam o desenvolvimento de documentos para o ensino, analisando a ação do professor por meio de seus esquemas mobilizados. Analisar a atividade dos professores através do trabalho de documentação requer levar em consideração a variedade de recursos que compõem e são produzidos na sua prática docente e a variedade de interações, sejam elas coletivas, institucionais e sociais, que podem influenciar em suas escolhas. Esses aspectos foram considerados na análise de quinze pesquisas selecionadas, por meio de cinco categorias previamente determinadas e que permitiram uma melhor compreensão das etapas percorridas no contexto da DAD.

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Publicado

2021-02-12

Como Citar

DIAS, A. de O.; ALMEIDA, C. B. de; ABAR, C. A. A. P. Estado de conhecimento sobre a abordagem documental do didático em pesquisas na Língua Portuguesa. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 1–25, 2021. DOI: 10.26843/rencima.v12n1a12. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/2761. Acesso em: 6 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos