Ensinando potenciação e radiciação através da resolução de problemas: uma metodologia ativa na sala de aula

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v12n1a20

Palavras-chave:

Resolução de Problemas, Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática Através da Resolução de Problemas, Metodologias Ativas, Ensino Fundamental. Potenciação e Radiciação

Resumo

Neste artigo são apresentados resultados de uma pesquisa que buscou evidenciar contribuições da Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas, uma metodologia ativa, reveladas na resolução de problemas de potenciação e radiciação cúbicas por alunos do 7º ano do Ensino Fundamental. Os aportes teóricos da pesquisa foram a resolução de problemas em seus aspectos históricos; a utilização da resolução de problemas em sala de aula segundo os documentos oficiais; a Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas como direcionamento para a criação e implementação dos problemas e  as metodologias ativas como estratégias de ensino, em que o aluno torna-se protagonista no processo de ensino e aprendizagem convergindo com a metodologia de ensino adotada. Analisou-se dois problemas resolvidos por uma turma de 7° ano do Ensino Fundamental, de um colégio particular do norte do Paraná. Por meio de uma análise qualitativa, inspirada na Análise de Conteúdo evidenciou-se que ao resolverem os problemas verificou-se a utilização de diferentes estratégias; os conhecimentos prévios dos alunos foram resgatados; os alunos e o professor assumiram novos papéis e, consequentemente, a aula de Matemática se tornou nova.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-03-11

Como Citar

MELO, M. C. P. de; JUSTULIN, A. M. Ensinando potenciação e radiciação através da resolução de problemas: uma metodologia ativa na sala de aula. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 1–25, 2021. DOI: 10.26843/rencima.v12n1a20. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/2756. Acesso em: 29 maio. 2023.

Edição

Seção

Artigos