Educação não formal em Astronomia no Brasil: revisão sistemática da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v12n1a07

Palavras-chave:

Revisão Sistemática da Literatura, Educação em Astronomia, Educação não formal

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo identificar as principais características, tendências, potencialidades e fragilidades da educação não formal em Astronomia no Brasil. Desse modo, foi realizada uma revisão sistemática da literatura através da análise de 593 produções acadêmicas, publicadas entre 2009 e 2019 e distribuídas entre teses, dissertações, artigos e trabalhos apresentados em eventos científicos. Os procedimentos metodológicos foram realizados à luz da análise de conteúdo de Laurence Bardin. A pesquisa contou com cinco categorias de análise: ano de publicação; distribuição geográfica; instituição de origem; conteúdos e focos e subfocos temáticos. Dentre os resultados, constatou-se que as regiões Norte e Nordeste possuem poucas produções acadêmicas sobre educação não formal em Astronomia. Além disso, a Astronomia Amadora e a Astronomia Indígena carecem de pesquisas e os principais conteúdos estão relacionados com a Astronomia Moderna, em detrimento de conceitos básicos, como a ocorrência das estações do ano, por exemplo. Através destes e demais resultados, observa-se que a presente pesquisa se mostra relevante, pois analisa as particularidades da educação não formal em Astronomia e a necessidade de diferentes produções realizadas em todas as regiões do país que explorem variados temas e conteúdos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-01-26

Como Citar

MORAES, L. D.; SILVEIRA, I. F. Educação não formal em Astronomia no Brasil: revisão sistemática da literatura. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 1–22, 2021. DOI: 10.26843/rencima.v12n1a07. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/2755. Acesso em: 6 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)