Etnomodelagem e produção artesanal de chocolate: uma investigação no 9º ano do Ensino Fundamental

Palavras-chave: Ensino de Matemática, Etnomodelagem, Etnomatemática, Modelagem Matemática, Produção Artesanal de Chocolate

Resumo

Neste artigo, analisa-se o desenvolvimento de uma proposta de ensino, fundamentada na Etnomodelagem, para a construção de um etnomodelo para a produção artesanal de chocolate, por meio do conceito de funções. De início, foi feito um mapeamento em apoios bibliográficos, com a finalidade de construir um aporte teórico sobre Modelagem Matemática, Etnomatemática e Etnomodelagem, que se configura como fundamento para a construção da proposta de ensino. A proposta foi, então, aplicada em uma turma de 28 estudantes do 9o ano do Ensino Fundamental de uma escola localizada em uma cidade do sul da Bahia. A pesquisa teve natureza qualitativa e, para o exame dos dados, foi utilizada a Análise de Conteúdo. Como resultado, observou-se que os conhecimentos êmicos provenientes da visita à fábrica de chocolate possibilitaram aos estudantes criar hipóteses, fomentar discussões e sistematizar a produção de chocolate para determinada quantidade de cacau, calculando a quantidade de chocolate produzido e os possíveis lucros dos assentados. Por meio dos etnomodelos êmicos, os participantes conseguiram criar etnomodelos gráficos e algébricos (éticos e/ou dialógicos) para representar a produção de chocolate artesanal da fábrica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Tradução: Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. 70 ed. São Paulo: Almedina Brasil, 2016.

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação. Tradução: Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos, Telmo Mourinho Baptista. Porto: Porto Editora, 1994.

BIEMBENGUT, M. S. Modelagem matemática na educação e na ciência. São Paulo: Editora da Física, 2016.

BRASIL. Base nacional comum curricular. 3. versão. Brasília: MEC, 2017.

D’AMBROSIO, B. S. Como ensinar matemática hoje? Temas e Debates, SBEM, Ano II, n. 2, Brasília, 1989, p. 15-19.

D’AMBROSIO, U. Etnomatemática – o elo entre as tradições e a modernidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

MADRUGA, E. F.; BIEMBENGUT, M. S. Modelagem & aleg(o)rias: um enredo entre cultura e educação. Curitiba: Appris, 2016.

ROSA, M.; OREY, D. C. Vinho e queijo: etnomatemática e modelagem. Bolema, Rio Claro, SP, v. 16, n. 20, p. 1-16, 2003.

ROSA, M.; OREY, D. C. O campo de pesquisa em etnomodelagem: as abordagens êmica, ética e dialética. Educ. Pesquisa. São Paulo, v. 38, n. 4, p. 865-879, out./dez. 2012.

ROSA, M.; OREY, D. C. Etnomodelagem: arte de traduzir prática matemática locais. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017.

Publicado
2021-03-18
Como Citar
SANTOS, J.; MADRUGA, Z. Etnomodelagem e produção artesanal de chocolate: uma investigação no 9º ano do Ensino Fundamental. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 12, n. 1, p. 1-20, 18 mar. 2021.
Seção
Artigos Gerais