Aprendizagem significativa, objetos de aprendizagem e o ensino de Astronomia
DOI:
https://doi.org/10.26843/rencima.v11i5.2726Palavras-chave:
Astronomia, Software Stellarium, Tecnologias Digitais, Objetos de AprendizagemResumo
Esse artigo aborda o uso dos objetos de aprendizagem no ensino de Astronomia, em busca de promover uma aprendizagem significativa, dado que na maioria das vezes seu ensino ocorre de forma estanque e sem conexão com a realidade. O objetivo é apresentar e discutir uma atividade potencialmente significativa para o ensino de Astronomia. Inicialmente faz-se uma discussão sobre aprendizagem significativa, posteriormente aborda-se o uso de objetos de aprendizagem e simulações no ensino de Astronomia. A partir disso, propõe-se uma atividade usando o software Stellarium, utilizando-se a metodologia baseada nos três momentos pedagógicos de Delizoicov e Angotti. Essa atividade aborda a variação do dia claro e da noite nas diferentes estações. Espera-se com isso contribuir com o ensino de Astronomia utilizando-se as tecnologias digitais como forma de facilitar o processo de ensino e aprendizagem dessa área do conhecimento.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.