Aprendizagem significativa, objetos de aprendizagem e o ensino de Astronomia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v11i5.2726

Palavras-chave:

Astronomia, Software Stellarium, Tecnologias Digitais, Objetos de Aprendizagem

Resumo

Esse artigo aborda o uso dos objetos de aprendizagem no ensino de Astronomia, em busca de promover uma aprendizagem significativa, dado que na maioria das vezes seu ensino ocorre de forma estanque e sem conexão com a realidade. O objetivo é apresentar e discutir uma atividade potencialmente significativa para o ensino de Astronomia. Inicialmente faz-se uma discussão sobre aprendizagem significativa, posteriormente aborda-se o uso de objetos de aprendizagem e simulações no ensino de Astronomia. A partir disso, propõe-se uma atividade usando o software Stellarium, utilizando-se a metodologia baseada nos três momentos pedagógicos de Delizoicov e Angotti. Essa atividade aborda a variação do dia claro e da noite nas diferentes estações. Espera-se com isso contribuir com o ensino de Astronomia utilizando-se as tecnologias digitais como forma de facilitar o processo de ensino e aprendizagem dessa área do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-08-08

Como Citar

VOELZKE, M. R.; MACÊDO, J. A. de. Aprendizagem significativa, objetos de aprendizagem e o ensino de Astronomia. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 11, n. 5, p. 1–19, 2020. DOI: 10.26843/rencima.v11i5.2726. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/2726. Acesso em: 5 fev. 2023.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)