Identificação de competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no ensino de F´ísica no Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v11i5.2722

Palavras-chave:

BNCC, Competências, Ensino Médio, Ensino de Física

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo central identificar indícios de desenvolvimento de algumas competências gerais previstas na BNCC entre alunos de 2º ano do Ensino Médio, tendo por base os relatórios produzidos coletivamente e relacionados à dois experimentos e um jogo utilizados em aulas de Física. A metodologia de pesquisa empregada é qualitativa, fazendo uso de análise documental através do software Atlas.ti, específico para pesquisa qualitativa. No primeiro experimento os alunos deveriam propor procedimentos experimentais para realizar medidas de temperaturas, enquanto o outro demandava a queima de alimentos para determinar seu valor energético. Por sua vez, o jogo foi utilizado para abordar interações gravitacionais entre pequenos corpos e planetas, com objetivo de favorecer o entendimento de modelos explicativos para as interações gravitacionais. Nessas atividades foram abordados conteúdos físicos de Calorimetria e Gravitação Universal, previstos no currículo da escola investigada. As análises apontaram indícios de desenvolvimento principalmente de sete das dez competências da BNCC, com predomínio para a valorização e utilização do conhecimento acerca do mundo físico (Competência 1) e utilização de diferentes linguagens, como a Física e a Matemática (Competência 4), em decorrência das características das atividades propostas e da maneira com que elas foram realizadas.

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Publicado

2020-08-08

Como Citar

LOPES, A.; ARAÚJO, M. S. T. de. Identificação de competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no ensino de F´ísica no Ensino Médio. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 11, n. 5, p. 94–113, 2020. DOI: 10.26843/rencima.v11i5.2722. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/2722. Acesso em: 30 set. 2023.

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