O estado da arte sobre as pesquisas brasileiras que relacionam a Educação Ambiental com a Arquitetura e Urbanismo

Palavras-chave: Arquitetura e Urbanismo, Educação Ambiental, Estado da Arte

Resumo

O presente artigo objetiva apresentar um mapeamento e a análise de pesquisas brasileiras que relacionam a Educação Ambiental com a Arquitetura e Urbanismo. Assim, nos propusemos a buscar as produções acadêmicas inerentes a essa temática. Para tanto, realizamos um mapeamento, do tipo Estado da Arte, tendo como fonte de coleta de dados o banco de teses e dissertações da BDTD (Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações). O período de busca compreendeu o período entre os anos de 2002 e de 2018, no qual encontramos 12 pesquisas (dissertações e teses), com as características investigadas. Para garantir a organização e rigor da análise, adotamos o método de conteúdo, fundamentada em Bardin (1977). Os resultados obtidos revelaram que, o maior número de produções acadêmicas sobre a temática concentra-se no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, da Região Sudeste e da Região Sul, respectivamente a da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG e a Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC. Quanto aos focos de pesquisa verificamos a prevalência de pesquisas relacionadas à Educação Ambiental e a Arquitetura do ambiente construído escolar.

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Publicado
2020-03-30
Como Citar
CORREIA, E.; FRENEDOZO, R. O estado da arte sobre as pesquisas brasileiras que relacionam a Educação Ambiental com a Arquitetura e Urbanismo. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 11, n. 2, p. 190-206, 30 mar. 2020.
Seção
Artigos Gerais

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