O estado da arte sobre as pesquisas brasileiras que relacionam a Educação Ambiental com a Arquitetura e Urbanismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v11i2.2715

Palavras-chave:

Arquitetura e Urbanismo, Educação Ambiental, Estado da Arte

Resumo

O presente artigo objetiva apresentar um mapeamento e a análise de pesquisas brasileiras que relacionam a Educação Ambiental com a Arquitetura e Urbanismo. Assim, nos propusemos a buscar as produções acadêmicas inerentes a essa temática. Para tanto, realizamos um mapeamento, do tipo Estado da Arte, tendo como fonte de coleta de dados o banco de teses e dissertações da BDTD (Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações). O período de busca compreendeu o período entre os anos de 2002 e de 2018, no qual encontramos 12 pesquisas (dissertações e teses), com as características investigadas. Para garantir a organização e rigor da análise, adotamos o método de conteúdo, fundamentada em Bardin (1977). Os resultados obtidos revelaram que, o maior número de produções acadêmicas sobre a temática concentra-se no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, da Região Sudeste e da Região Sul, respectivamente a da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG e a Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC. Quanto aos focos de pesquisa verificamos a prevalência de pesquisas relacionadas à Educação Ambiental e a Arquitetura do ambiente construído escolar.

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Publicado

2020-03-30

Como Citar

CORREIA, E. F.; FRENEDOZO, R. de C. O estado da arte sobre as pesquisas brasileiras que relacionam a Educação Ambiental com a Arquitetura e Urbanismo. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 190–206, 2020. DOI: 10.26843/rencima.v11i2.2715. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/2715. Acesso em: 31 maio. 2023.

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