Mapas conceituais como recurso didático para o ensino da Educação Ambiental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v11i2.2714

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Mapa Conceitual, Sensibilização

Resumo

Este trabalho descreve um relato de experiência envolvendo a construção de mapas conceituais como recurso didático para a revisão de temas relevantes sobre a Educação Ambiental desenvolvidos ao longo do ano letivo. Essa revisão teve como objetivo sensibilizar os alunos quanto ao seu papel na qualidade do meio ambiente. Participaram desta experiência 28 alunos de uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental Anos Finais na disciplina de Ciências Físicas e Biológicas de uma escola pública localizada no interior de São Paulo. Os resultados dessa experiência mostraram que a utilização dos mapas conceituais auxiliaram não só na ampliação  e compreensão dos conceitos já trabalhados anteriormente, mas também para que os alunos compreendessem seu papel enquanto cidadão na qualidade do meio ambiente, pois embora muitos acreditem que a sua participação individual nessa qualidade não seja relevante, isso não é verdadeiro, nossas ações importam, e muito, pois vivemos relacionados uns com os outros e com toda a natureza.

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Publicado

2020-03-30

Como Citar

OLIVEIRA, T. M. R. de; AMARAL, C. L. C. Mapas conceituais como recurso didático para o ensino da Educação Ambiental. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 158–172, 2020. DOI: 10.26843/rencima.v11i2.2714. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/2714. Acesso em: 5 jun. 2023.

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