Educação Ambiental pelo viés da argumentação: o panorama e as possibilidades desta relação
DOI:
https://doi.org/10.26843/rencima.v11i2.2711Palavras-chave:
Educação ambiental, Argumentação, Crise socioambiental, Reflexão críticaResumo
Em pleno século XXI a educação precisa voltar o seu olhar para a urgente necessidade de se realizar a inserção da educação ambiental no contexto escolar, de modo a promover a construção da habilidade de se posicionar criticamente frente à já instalada crise socioambiental. Neste caso, fica a indagação: de que maneira o ambiente escolar e os protagonistas do processo educativo podem construir tal habilidade? Acreditamos que isso é possível desde que no ambiente escolar as práticas pedagógicas se pautem no desenvolvimento da habilidade de argumentar, fato este que por sua vez é condição para o desenvolvimento da reflexão crítica dentro do contexto socioambiental. É dentro deste contexto que este artigo tem como objetivo dialogar sobre o seguinte problema: Como a argumentação científica possibilita e favorece a educação ambiental? E, com isso, identificar as possibilidades frutíferas da educação ambiental conduzida pelo viés da argumentação. Os resultados revelaram que, a educação ambiental pelo viés da argumentação facilitaria a compreensão por parte dos educandos e educandas da necessidade de pensar e repensar suas ações para planejar atitudes sustentáveis ao meio ambiente.
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