Na trilha da radiação: a produção de um jogo pedagógico a partir da prática como componente curricular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v11i5.2695

Palavras-chave:

História da Ciência, Césio-137, Ensino de Ciências, Formação de Professores

Resumo

 

O relato de experiência aqui apresentado se refere a uma atividade organizada no âmbito da disciplina de Biofísica em um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas no contexto das Práticas como Componente Curricular (PCC).  Especificamente trata-se da descrição do processo de elaboração/criação do jogo Césio-137: Na trilha da radiação. O objetivo dessa produção foi criar alternativas para o ensino do conceito de "Radiações ionizantes". A construção do jogo foi orientada por duas grandes referências: a) jogos pedagógicos e b) história e filosofia da ciência. Consideramos que a PCC pode ser um momento ímpar para integração teoria-prática na formação de professores. Em relação ao jogo, o mesmo pode ser utilizado para apresentação de um novo conceito (radiação ionizante) contextualizado histórica e localmente (à luz do  acidente radiológico com Césio-137) e para realizar uma revisão e/ou avaliação sobre o conteúdo proposto. 

 

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Publicado

2020-08-08

Como Citar

SANTOS, B. C. dos; FARIA, G. P. de; PAIVA, E. H. S.; GUIMARÃES, S. S. M.; FARIA, F. P. de. Na trilha da radiação: a produção de um jogo pedagógico a partir da prática como componente curricular. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 11, n. 5, p. 132–145, 2020. DOI: 10.26843/rencima.v11i5.2695. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/2695. Acesso em: 6 jun. 2023.

Edição

Seção

Artigos