Construindo o círculo na Geometria do taxi: uma proposta de insubordinação criativa

Palavras-chave: Círculo, Geometria do Taxi, Insubordinação Criativa

Resumo

A geometria é um ramo da Matemática cujos conceitos trabalham as formas, tamanho e posição de figuras relacionadas aos espaços, apresentando tipos diferentes. Nesse ramo alguns conceitos diferenciam as características do objeto, como o círculo, dependendo de qual tipo de geometria pretende-se trabalhar. O objetivo desse estudo foi apresentar a forma do círculo na geometria do táxi, desenvolvida por Hermann Minkowski, também baseada no plano cartesiano, utilizando o sistema de coordenadas cartesianas, mas com características próprias. O conteúdo não fazia parte do currículo escolar, assim, o pesquisador utilizou da Insubordinação Criativa, na busca em romper paradigmas curriculares, e introduziu o conceito de geometria do táxi. Para conduzir essa exploração, foram utilizadas oficinas como metodologia de ensino onde mostrou-se, através de atividades contextualizadas, as diferenças entre a distância na geometria euclidiana e na geometria do táxi, concluindo com a obtenção da figura do círculo a partir da definição já conhecida. Através das atividades, foram apresentados tópicos relevantes desse estudo despertando o aluno à reflexão acerca de conteúdos matemáticos já estabelecidos como possibilidade a novas descobertas e melhor compreensão da realidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARBOSA, Josâne Geralda. Reflexões Sobre Beatriz Silva D’ambrosio e a Insubordinação Criativa. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 23., 2019. São Paulo, SP. Anais... São Paulo: Universidade Cruzeiro do Sul, Campus Anália Franco, 2019, p. 1-12.

BOLTIANSKI, Vladimir; GOJBERG, I. Ts; División de Figuras em Partes Menores. Moscú: Mir, 1973.

COSTA, Manoel dos Santos & ALLEVATO, Norma Suely Gomes. Crenças Manifestadas por (Futuros) Professores em Relação à Matemática e Seu Ensino. Revista de Ensino de Ciências e Matemática - RenCiMa. v. 5, n. 1 (2014).

CRATO, Nuno. Pela Honra do Espírito Humano. Prefácio. In: SÁ, Carlos Correia de; ROCHA, Jorge (editores); Treze Viagens Pelo Mundo da Matemática 2 ed.: Rio de Janeiro, SBM, 2012. (Coleção do Professor de Matemática)

GUSMÃO, Nathan Lascoski; SAKAGUTI, Fernando Yudi; PIRES, Liceia Alves. A geometria do táxi: uma proposta da geometria não euclidiana na educação básica. Educ. Matem. Pesq., São Paulo, v.19, n.2, pp. 211-235, 2017.

HELLMEISTER, Ana Catarina P. (coord.). Geometria em Sala de Aula. Rio de Janeiro: SBM, 2013. (Coleção do Professor de Matemática)

IEZZI, G. Fundamentos da Matemática Elementar 7: Geometria Analítica. 6 ed. São Paulo: Atual, 2013.

JANSSEN, Christina. Taxicab Geometry: Not the Shortest Ride Across Town (Exploring Conics with a Non-Euclidean Metric). Iowa: State University, 2007.

LEYVAS, José Carlos Pinto. Geometria euclidiana e do táxi: um problema concreto e os registros de representações semióticas. Revista de Educação Matemática, São Paulo, v. 16, n. 22, p. 252-269, mai./ago. 2019.

LOPES, Celi Espasandin. JAMARILO, Diana. ¿Qué Dicen las Escenas Acerca de los Processos de Insubordinación Creativa? LOPES, Celi Espasandin. JAMARILO, Diana. (Ed.) Escenas de la Insubordinacion Creativa en las Investigaciones en Educacíon Matemática en Contextos de Habla Espanhola. Estados Unidos da América: Lulu Press, 2017. p. 13-16.

SALAZAR, Jesús Victoria Flores; FERNÁNDEZ, Verônica Neira. Investigaciones Insubordinadas en Educación Matemática: Redefiniendo Nuestra Trayectoria. In: LOPES, Celi Espasandin y JAMARILO, Diana (eds.). Escenas de la Insubordinacion Creativa en las Investigaciones en Educacíon Matemática en Contextos de Habla Espanhola. Estados Unidos da América: Lulu Press, 2017. p. 111-117.

SANTOS, Maria José Costa dos & MATOS, Fernanda Cíntia Costa. A Insubordinação Criativa na formação contínua do pedagogo para o ensino da matemática: os subalternos falam?. Revista de Ensino de Ciências e Matemática - RenCiMa. Edição Especial - Insubordinação Criativa nas Pesquisas Qualitativas em Educação Matemática v. 8, n. 4 (2017).

Publicado
2020-04-01
Como Citar
CAVALCANTE, R. N.; OLIVEIRA, J. Construindo o círculo na Geometria do taxi: uma proposta de insubordinação criativa. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 11, n. 3, p. 450-464, 1 abr. 2020.
Seção
Relatos de Pesquisa