O ensino e a aprendizagem de Matemática na perspectiva da Educação do Campo e da Etnomatemática

Palavras-chave: Etnomatemática, Educação do Campo, Ensino de Matemática, Aprendizagem

Resumo

Este artigo relata os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo geral analisar as contribuições da Etnomatemática para o ensino e aprendizagem da matemática em duas turmas de 2º ano do Ensino Médio da Escola Família Agrícola do Sertão. O estudo foi desenvolvido por meio uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória-descritiva, realizada a partir de um estudo de caso na Escola Família Agrícola do Sertão (EFASE), localizada na zona rural do município de Monte Santo/BA. Para a coleta dos dados, elaboramos e aplicamos uma Sequência Didática Investigativa em duas turmas do 2º ano da EFASE e utilizamos o diário de bordo para realização dos registros das aulas. Em relação ao nível de aprendizagem dos estudantes sobre cálculo de área de figuras planas, os dados revelaram que, quando se trata da Matemática formal, com a utilização das fórmulas, o nível de aprendizagem observado foi muito baixo, porém quando observamos as apresentações feitas na atividade prática e na atividade do tempo comunidade, percebemos que os estudantes sabem efetuar o cálculo de área de figuras planas. O que nos mostra o importante potencial da Etnomatemática na contribuição da aprendizagem da matemática na Educação do Campo, sobretudo no intuito de contribuir para a formalização dos conhecimentos que os estudantes trazem para o contexto escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAÚJO, A. S.; PORTO, K. S. Vivências de estágio supervisionado em Ciências da Natureza em uma escola do campo: reflexão das práticas pedagógicas na formação inicial de professores da Educação do Campo. Rev. Bras. Educ. Camp., Tocantinópolis, v. 4, e4132, 2019.

BARBOSA, L. N. S. C. de. Entendimentos a respeito da matemática na educação do campo: questões sobre currículo. Tese de Doutorado em Educação Matemática. Rio Claro: UNESP, 2014.

BRASIL. Decreto Nº 7.352 de 04 de novembro de 2010. Dispõe sobre a política de educação do campo e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária - PRONERA.

CALDART et al. (Org.). Dicionário da educação do campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012.

D’AMBROSIO, U. Etnomatemática: arte ou técnica de explicar e conhecer. 5.ed. São Paulo: Ática, 1998.

D’AMBROSIO, U. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. 2.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

D’AMBROSIO, U. Educação matemática: da teoria à prática. 17.ed. Campinas: Papirus, 2009.

HOLLAS, J.; BERNARDI, L. T. M. S. Educação Estatística Crítica: Um olhar sobre os processos educativos. REnCiMa, v.9, n.2, p.72-87, 2018.

LIMA. A. S. LIMA. I. Educação Matemática e Educação do Campo: um enfoque na articulação entre o ensino da matemática em escolas do campo e a produção campesina local. IN: XVI EBRAPEM, GD7 – Formação de Professores que Ensinam Matemática, 2013.

MELO, E. V.; FIREMAN, E. C. Ensino e aprendizagem de funções trigonométricas por meio do software Geogebra aliado à modelagem matemática. REnCiMa, v. 7, n. 5, p. 12- 30, 2016.

PAVANELLO, R. M.; NOGUEIRA, C. M. I. Avaliação em Matemática: algumas considerações. Estudos em avaliação educacional, v. 17, n. 33, p. 29-42, 2006.

PEREIRA, F. C.; SILVA, K. P. Educação do Campo e o ensino da Matemática: uma relação possível. Ensino & Multidisciplinaridade, v. 2, n. 1, p. 32-50, 2016.

PORTO, K. S. A argumentação e o entendimento de estudantes surdos e ouvintes sobre Cinemática. – Salvador, 2018. 268 f.

PORTO, K. S.; SANTANA, L. S.; SOARES NETO, A. O.; BORGHI, I. S. M. Aprendizagem da matemática em aulas de streaming: uma análise à luz das Teorias da Transposição Didática e da transposição informática. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 11, n. 1, p. 27-47, 9 mar. 2020.

RODRIGUES, L. L. A Matemática ensinada na escola e a sua relação com o cotidiano. Brasília: UCB, 2004.

SANTOS, J. J.; PORTO, K. S. Vivências de estágio de ciências da natureza no contexto da educação do campo: uma análise crítico-reflexiva. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, v. 3, n. 1, abr. 2020.

VELHO, E. M. H.; LARA, I. C. M. O Saber Matemático na Vida Cotidiana: um enfoque etnomatemático. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 4, n. 2, p. 3-30, 2011.

Publicado
2020-10-01
Como Citar
SANTOS, C.; DE JESUS, J.; PORTO, K. O ensino e a aprendizagem de Matemática na perspectiva da Educação do Campo e da Etnomatemática. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 11, n. 6, p. 937-957, 1 out. 2020.
Seção
Artigos Gerais