Análise das atividades de aprendizagem dos livros didáticos de ciências e o enfoque CTS
DOI:
https://doi.org/10.26843/rencima.v11i3.2669Palavras-chave:
Ensino de Ciências, Enfoque CTS, Questões Sociocientíficas, Meio Ambiente, SaúdeResumo
Este trabalho apresenta resultados parciais de uma pesquisa documental relativas à Livros Didáticos de Ciências; realizada na cidade de Ouro Branco - MG. A coleção analisada é aprovada pelo PNLD no triênio 2017-2019 e utilizada nas escolas públicas do município mineiro. O objetivo deste trabalho é analisar os LDC dos Anos Finais identificando as possibilidades do enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), nas atividades de aprendizagem apresentadas nas obras. Consistiu-se em uma pesquisa qualitativa de cunho documental. Analisou-se os quatros volumes da Coleção Teláris de Ciências utilizada nos Anos Finas do Ensino Fundamental. Os resultados demonstram que na coleção analisada há muitas possibilidades de trabalho com a temáticas Saúde e Meio Ambiente, no enfoque CTS e o educador poderá relacionar o conteúdo com fatos de relevância social local. Entretanto a limitação encontrada foi que em os quatros volumes analisados não apresentam a proposta de desenvolvimento de projetos (Categoria C); estratégia que possibilitar relacionar o conteúdo com a realidade do educando.
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