O aplicativo plickers como instrumento de avaliação da aprendizagem no ensino de Física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v11i5.2658

Palavras-chave:

Avaliação, Plickers, Tecnologia, Ensino-aprendizagem

Resumo

O presente trabalho consiste numa pesquisa voltada ao processo de avaliação da aprendizagem da disciplina de Física II, o qual utilizou-se a tecnologia como recurso apoiante nessa prática. O objetivo foi avaliar quais contribuições a utilização do aplicativo Plickers promove no processo de avaliação da aprendizagem na disciplina de Física II do Ensino Médio. Fundamentou a práxis docente em autores que apresentam a avaliação como um processo construtivo e dinâmico no processo de ensino-aprendizagem e sua ascensão pela tecnologia. A prática apoiou-se numa pesquisa qualitativa participativa, dentro da Práxis como estrutura metodológica. O tratamento dos resultados gerado pelo aplicativo, fundamentados no processo de avaliação da aprendizagem dos autores citados, culminou em observações e reflexões sobre o processo de ensino-aprendizagem dos alunos e do professor, gerando mudanças significativas de postura do professor nas práticas avaliativas para disciplina de Física II do Ensino Médio e numa melhor compreensão da avaliação para o aprendizagem no processo de ensino-aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-08-08

Como Citar

SANTOS, P. M. dos; NICOT, Y. E.; MARQUES, A. dos S. V. O aplicativo plickers como instrumento de avaliação da aprendizagem no ensino de Física. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 11, n. 5, p. 146–164, 2020. DOI: 10.26843/rencima.v11i5.2658. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/2658. Acesso em: 3 jun. 2023.

Edição

Seção

Artigos