A utilização do jogo Hidrocart no processo de ensino e aprendizagem em Química

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v11i3.2648

Palavras-chave:

Material Didático, Jogos, Ensino de Química

Resumo

Este estudo teve como objetivo, construir um jogo de cartas de apoio didático-pedagógico no ensino de Química Orgânica, para auxiliar o desenvolvimento de conteúdos que envolvam os grupos funcionais com suas respectivas nomenclaturas, de acordo com a IUPAC. Trata-se de uma pesquisa do tipo qualitativa, com a utilização da metodologia da pesquisa-ação, uma vez que esta, associa a ação com atividade de pesquisa, bem como, propõe que os indivíduos sejam sujeitos ativos em todo o processo de desenvolvimento das atividades propostas. Os sujeitos deste estudo foram 28 estudantes do 3° ano do Ensino Médio, de uma escola estadual de Campina Grande – PB. A coleta de dados foi desenvolvida em quatro momentos distintos: a) O primeiro momento, foi a apresentação do jogo denominado de ‘Hidrocart’ e sua composição; b) Segundo momento, foi demonstrar as regras que fazem parte do jogo; c) O terceiro momento, está relacionado a intervenção prática do material didático-pedagógico com os estudantes, em que estes poderão ‘aprender brincando’, desenvolvendo funções e nomenclaturas dos compostos orgânicos; d) A quarta etapa, foi a aplicação do questionário semiestruturado, com o objetivo de poder avaliar o processo de ensino, como também, o material didático construído e sua utilidade em colaboração com o conteúdo científico. Os resultados obtidos, apontam a necessidade de inserir materiais de apoio didático-pedagógicos, que possibilitem aos estudantes e professores a manipulação e participação nas aulas de forma mais igualitária, uma vez que os estudantes relataram que este tipo de material contribui de forma dinâmica e participativa no processo ensino e aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-04-01

Como Citar

ARAÚJO, R. F. R. de; PIRES NETO, J. P. A utilização do jogo Hidrocart no processo de ensino e aprendizagem em Química. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 11, n. 3, p. 407–417, 2020. DOI: 10.26843/rencima.v11i3.2648. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/2648. Acesso em: 3 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos