A importância da formação do professor de Matemática para a inclusão de alunos com discalculia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/10.26843/rencima.v11i7.2647

Palavras-chave:

Formação de professores de Matemática, Discalculia, Inclusão Escolar

Resumo

Este trabalho apresenta considerações teóricas realizadas a partir do recorte teórico da pesquisa intitulada Os saberes docentes de professores de matemática que atuam com alunos discalcúlicos incluídos nos anos finais do Ensino Fundamental, desenvolvida como Dissertação de Mestrado ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal de Pernambuco, tendo como objetivo o de compreender como a formação Inicial e continuada do professor de Matemática poderá contribuir para a inclusão dos alunos discalcúlicos na sala de aula do ensino regular durante a sua prática docente. Utilizamos a pesquisa bibliográfica do tipo exploratória como recurso metodológico a fim de coletar informações a respeito de como a formação Inicial e continuada poderá ajudar os professores de Matemática no processo de ensino e aprendizagem frente aos alunos com discalculia. Os resultados evidenciaram a importância que as formações Inicias e continuadas tem para auxiliar o professor de Matemática durante a sua prática docente relacionada aos alunos discalcúlicos, podendo assim proporcionar ao professor conhecimentos a respeito das especificidades da temática e assim desenvolver uma aprendizagem significativa para esses alunos.

 

 

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Publicado

20.11.2020

Como Citar

ARAUJO, Karolina Lima dos Santos; BAZANTE, Tânia Maria Goretti Donato. A importância da formação do professor de Matemática para a inclusão de alunos com discalculia. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 11, n. 7, p. 101–118, 2020. DOI: 10.26843/10.26843/rencima.v11i7.2647. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2647. Acesso em: 20 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos