Sequência didática para o ensino de Anatomia Humana: proposta com metodologia ativa associada ao uso do smartphone

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v11i6.2638

Palavras-chave:

Anatomia Humana, Sequência Didática, Smartphone, Momentos Pedagógicos

Resumo

No Ensino de Ciências, cada vez mais se têm discutido a importância de repensar a prática educacional, buscando alternativas que colaborem para o processo de ensino e aprendizagem. O uso de aplicativos em smartphones é uma estratégia que pode trazer contribuições em aulas de Anatomia Humana ao, por exemplo, favorecer visualizações e a realização de atividades diferenciadas. Porém, a utilização desses recursos deve estar associada a uma proposta metodológica adequada. Neste trabalho, considera-se a metodologia dos Três Momentos Pedagógicos (3MP), que visa criar situações para desenvolver a capacidade investigativa e o raciocínio para a resolução de problemas. Nesse contexto, este artigo tem como objetivo apresentar a análise das contribuições pedagógicas de uma Sequência Didática (SD), baseada na metodologia dos 3MP e apoiada no uso de smartphones, para o estudo dos sistemas respiratório, circulatório e endócrino, em aulas de Biologia, no Ensino Médio. A pesquisa teve caráter qualitativo, a partir de uma intervenção pedagógica realizada com alunos da 2ª série do Ensino Médio de um Colégio Estadual do Rio de Janeiro. Os dados coletados sinalizaram que, em geral, a SD contribuiu para despertar a curiosidade e estimular a participação dos alunos, resultando no aprimoramento das concepções acerca dos conceitos científicos estudados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-10-01

Como Citar

MANHÃES, M. de O.; BATISTA, S. C. F.; MARCELINO, V. de S. Sequência didática para o ensino de Anatomia Humana: proposta com metodologia ativa associada ao uso do smartphone. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 11, n. 6, p. 877–897, 2020. DOI: 10.26843/rencima.v11i6.2638. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/2638. Acesso em: 3 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)