(Res)significando o ensino das plantas: princípios etnobotânicos em atividades práticas no Ensino Fundamental (Amazonas, Brasil)

Palavras-chave: Ensino de Botânica, Ensino-aprendizagem, Educação Básica

Resumo

Desde o início de sua existência, o ser humano aprendeu a conviver com as plantas, embora, na atualidade, não dedique a importância merecida aos vegetais. No intuito de despertar o encantamento pela Botânica, desde a mais tenra idade, o presente trabalho teve como objetivo qualificar e ressignificar o ensino-aprendizagem sobre as plantas através do desenvolvimento de atividades práticas no ensino fundamental, inspiradas nos princípios etnobotânicos. As atividades foram realizadas na disciplina de Ciências, com 35 estudantes do 7º ano de uma escola de ensino fundamental do município de Tabatinga-AM, constituídas por práticas a saber: ilustração de folhas de espécies vegetais; modelagem de uma réplica de flor; exposição de frutos, com degustação; trilha guiada para estudo de caules e raízes. A proposta culminou na feira de Ciências da escola com a socialização dos saberes construídos pelos estudantes. Por meio das atividades realizadas foi possível planejar e desenvolver um ensino com qualidade, inspirado nos princípios  Etnobotânicos, pois além de garantir, para a escola, um papel importante na manutenção das culturas locais e regionais, resgatou-se, no estudante, o encanto pelos vegetais, permitindo a valorização das noções espontâneas de/sobre Botânica, trazidas por eles à sala de aula, aproximando a sua realidade a enfoques científicos.

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Publicado
2020-01-01
Como Citar
MORO, C.; CANTO-DOROW, T. (Res)significando o ensino das plantas: princípios etnobotânicos em atividades práticas no Ensino Fundamental (Amazonas, Brasil). Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 11, n. 1, p. 494-509, 1 jan. 2020.
Seção
Artigos Gerais