Reflexões sobre a formação inicial de professores de Física na UFMA
DOI:
https://doi.org/10.26843/rencima.v11i5.2540Palavras-chave:
formação inicial, licenciatura em Física, ensino de FísicaResumo
Este trabalho tem por objetivo refletir sobre aspectos da formação inicial de professores de Física a partir da perspectiva de estudantes do curso de Física Licenciatura da Universidade Federal do Maranhão. São apresentadas algumas problemáticas que interferem no processo de formação docente e contribuem para o elevado índice de evasão, assim como, se discute sobre o desenvolvimento da prática docente, nos primeiros anos do curso, analisando contribuições que algumas disciplinas e programas oferecem. Para embasar tais reflexões, além da análise do projeto pedagógico do curso, foi aplicado um questionário que coletou informações junto a estudantes, matriculados nas disciplinas Didática e Prática de Ensino I, ministradas no sexto e sétimo período, respectivamente. Os dados obtidos reafirmam prováveis motivos para a evasão do curso, entre eles, a falta de conhecimento de conceitos referentes a conteúdos da Educação Básica. Eles mostraram também, que estudantes que tiveram experiências na docência, se sentem estimulados a desenvolverem de forma mais consciente suas funções em sala de aula. As reflexões apresentadas aqui evidenciam a necessidade da realização de mais pesquisas referentes à formação inicial de professores de Física, bem como, a implantação de ações que promovam mudanças efetivas na organização de cursos de Licenciatura em Física.
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