Abordagens Bioéticas no Ensino de Biologia: um estudo de caso no ensino médio

Autores

Palavras-chave:

Educação, Conexão, Bioética, Formação Científica, Ciências

Resumo

A abordagem da bioética em sala de aula abre novos horizontes para a percepção de responsabilidades morais e éticas, através da contextualização de normas sociais e científicas. Este estudo investigou o nível de compreensão de alunos da 3ª série do ensino médio sobre os diversos conceitos de Bioética. O estudo de natureza qualitativa teve como metodologia a aplicação de questionários e a realização de uma oficina sobre “Bioética e sua abordagem no ensino de Biologia”. Observou-se uma divergência de opiniões na aproximação entre bioética e educação básica entre os alunos, alguns com visões bem definidas sobre problematizações éticas na ciência outros com deformações conceituais que atrapalham o processo de aprendizagem no ensino da ciência e da educação científica. Acredita-se que a inserção de temas para reflexões éticas e/ou bioéticas nas práticas de ensino ainda no ensino médio contribuem para a construção do saber científico-tecnológico como para a formação de cidadãos críticos e participativos, visto que, são através delas que os estudantes são ensinados a opinar, a se posicionar e argumentar com consciência e criticidade.

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Biografia do Autor

Carla da Silva Ribeiro, Núcleo de Investigação Aplicado às Ciências -NIAC Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão

Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologias do Maranhão- Campus de São Raimundo das Mangabeiras/MA e Técnica Meio Ambiente pelo IFMA- Campus de São Raimundo das Mangabeiras/MA.

Ronaldo Revejes Pedroso, UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Campus de Araraquara – SP – Brasil.

Doutorando em Educação Escolar pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da UNESP/FCLAR. Mestre em Educação Escolar UNESP/FCLAR (2017). Graduado em Matemática pelo Instituto Municipal de Ensino Superior de Catanduva IMES-FAFICA (2007), e em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho UNINOVE (2012). Concluiu Pós-graduação Lato Sensu em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática pela Universidade Federal Fluminense UFF (2012) e em Psicopedagogia Institucional pela Faculdade de Itápolis FACITA (2013). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil e Teoria Histórico-Cultural da UNESP/FCLAR. Atuou como Professor Mentor do Programa Híbrido de Mentoria, promovido pela Universidade Federal de São Carlos UFSCAR (2018). É Professor Coordenador da modalidade de Educação de Jovens e Adultos na rede municipal de ensino de Araraquara-SP

Nerilson Marques Lima, Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.

Possui graduação em Química (Licenciatura), Mestrado em Química (Química Orgânica) e Doutorado em Química (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Química de Araraquara), tendo realizado durante o curso de doutorado estágio na The Ohio State University, OHIO-USA. Tem experiência na área de Química, com ênfase em cromatografia, instrumentação analítica (CG-FID, GC-MS, HPLC-PDA, HPLC-MS, HPLC-SPE-NMR, ICP-MS, Espectrofotometria), isolamento, elucidação estrutural, desreplicação de micromoléculas antitumorais, quimiossistemática, Bioatividade de metabólitos secundários, Perfil metabólico de plantas amazônicas, Metabolômica, Desenvolvimento de métodos cromatográficos para análise de plantas medicinais e potencial farmacológico de inibidores de protease.

Teresinha de Jesus Aguiar dos Santos Andrade, Núcleo de Investigação Aplicado às Ciências -NIAC- Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão

É doutora em Química na área de concentração Química Orgânica/ Produtos Naturais no IQ-UNESP (2014). Parte do doutorado foi realizado no Marine Biodiscovery Centre, The School of Natural and Computing Sciences- University of Aberdeen-Aberdeen (Escócia-UK). Mestre em Genética e Toxicologia Aplicada pela Universidade Luterana do Brasil (CANOAS-RS-2008). Especialista em Saneamento Ambiental pela UGF (2009-2011). Possui graduação em Bacharelado em Química com Atribuições Tecnológicas, Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Piauí (2002-2007). Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão-IFMA. É consultora ad-hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Maranhão (FAPEMA) e PRPGI/IFMA. Líder do grupo de pesquisa multidisciplinar Núcleo de Investigação Aplicado às Ciências -NIAC vinculado ao CNPq e certificado pelo IFMA. Pertence ao BASIS/INEP/MEC, participando ativamente em visitas de avaliação in loco de reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos de graduação. Tem experiência científica na área de fitoquímica, fitoterapia e plantas medicinais (isolamento e identificação de substâncias naturais), métodos analíticos quali e quanti, toxicologia ambiental, bioensaios, bem como em microorganimos endofíticos de algas marinhas. Domina técnicas de cromatografia em camada delgada, líquida a vácuo, flash, CLAE-DAD, CLAE-EM, interpretação de dados espectrométricos de UV, IV, MS, RMN, análises de parâmetros físico-químicos e microbiológicos de ETEs e ETAs

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Publicado

2020-10-18

Como Citar

RIBEIRO, C. da S.; PEDROSO, R. R.; LIMA, N. M.; DOS SANTOS ANDRADE, T. de J. A. Abordagens Bioéticas no Ensino de Biologia: um estudo de caso no ensino médio. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 11, n. 6, p. 114–131, 2020. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/2525. Acesso em: 1 abr. 2023.

Edição

Seção

Artigos