Temas regionais e o ensino de Ciências a partir de Questões Sociocientíficas: com a palavra os professores em formação
Resumo
Frente às necessidades formativas de um ensino de Ciências, com abordagens diversificadas para a ação didática, a presente pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de analisar as reflexões formativas que emergem de uma intervenção pedagógica com professores de Ciências em formação, por meio de uma abordagem de temas regionais amazônicos e enfoque para questões sociocientíficas. Optou-se pela pesquisa do tipo qualitativa. Os procedimentos metodológicos adotados para atender ao objetivo proposto, pautam-se na abordagem exploratória, utilizando-se estudo de caso, com o intuito de obter resultados expressivos sobre o estudo. Dos resultados que emergiram da intervenção realizada em três etapas, destacamos tessituras de reflexões para a docência em Ciências dos professores em formação, suas concepções didáticas sobre a proposta formativa da abordagem metodológica para o ensino de Ciências, numa perspectiva diversificada e apontamentos expressivos de potencialidades formativas através de planejamento prático com abordagens diversificadas para a docência. Ao tratar de temas regionais e de questões sociocientíficas na formação continuada de professores, os resultados apontam para a relevância da experiência, a necessidade de professores em formação para ampliação do olhar sobre a docência e, sobretudo, experienciar a teoria e a prática como elemento didático para a construção de saberes e de mediação pedagógica.
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