A abordagem da aposentadoria no Ensino Médio: um mapeamento sistemático

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v11i1.2515

Palavras-chave:

Aposentadoria, Ensino Médio, Mapeamento Sistemático

Resumo

No primeiro semestre de 2019 tem sido uma constante, nos jornais e nos mais diversos veículos de comunicação, notícias a respeito da Reforma da Previdência Social no Brasil. Envolta em polêmicas, uma das preocupações que suscitam dessa discussão é se aos estudantes do Ensino Médio estão sendo apresentados a questão da aposentadoria, já que as novas regras propostas tornarão mais difícil o pleno aproveitamento dessa fase da vida. Nesse contexto, apresentam-se os resultados de um mapeamento sistemático, conduzido a partir do protocolo proposto por Klock (2018), desenvolvido a partir de artigos científicos que tratam dessa temática. Assim, o objetivo desse artigo consistiu em identificar de que forma, na sala de aula do Ensino Médio, no ensino da Matemática Financeira, estão sendo inseridas discussões a respeito da aposentadoria. Para tanto, foram consultados três mecanismos de busca acadêmicas (MBA) — Periódicos CAPES, Google Scholar e Scielo – que retornaram um total de 262 artigos dos quais, após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, extraiu-se três artigos científicos para análise. Os resultados, apesar de escassos, apontaram que há ações sendo desenvolvidas, em sala de aula, com a finalidade de relacionar a Matemática Financeira com experiências do cotidiano dos estudantes, incluindo questões relativas ao processo de aposentadoria.

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Publicado

2020-01-01

Como Citar

DIAS, L. S. de A.; ROSA, H. K.; COMIOTTO, T.; GASPARINI, I. A abordagem da aposentadoria no Ensino Médio: um mapeamento sistemático. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 388–403, 2020. DOI: 10.26843/rencima.v11i1.2515. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/2515. Acesso em: 29 maio. 2023.

Edição

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Artigos