A abordagem da aposentadoria no Ensino Médio: um mapeamento sistemático
DOI:
https://doi.org/10.26843/rencima.v11i1.2515Palavras-chave:
Aposentadoria, Ensino Médio, Mapeamento SistemáticoResumo
No primeiro semestre de 2019 tem sido uma constante, nos jornais e nos mais diversos veículos de comunicação, notícias a respeito da Reforma da Previdência Social no Brasil. Envolta em polêmicas, uma das preocupações que suscitam dessa discussão é se aos estudantes do Ensino Médio estão sendo apresentados a questão da aposentadoria, já que as novas regras propostas tornarão mais difícil o pleno aproveitamento dessa fase da vida. Nesse contexto, apresentam-se os resultados de um mapeamento sistemático, conduzido a partir do protocolo proposto por Klock (2018), desenvolvido a partir de artigos científicos que tratam dessa temática. Assim, o objetivo desse artigo consistiu em identificar de que forma, na sala de aula do Ensino Médio, no ensino da Matemática Financeira, estão sendo inseridas discussões a respeito da aposentadoria. Para tanto, foram consultados três mecanismos de busca acadêmicas (MBA) — Periódicos CAPES, Google Scholar e Scielo – que retornaram um total de 262 artigos dos quais, após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, extraiu-se três artigos científicos para análise. Os resultados, apesar de escassos, apontaram que há ações sendo desenvolvidas, em sala de aula, com a finalidade de relacionar a Matemática Financeira com experiências do cotidiano dos estudantes, incluindo questões relativas ao processo de aposentadoria.
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