A abordagem da aposentadoria no Ensino Médio: um mapeamento sistemático

Palavras-chave: Aposentadoria, Ensino Médio, Mapeamento Sistemático

Resumo

No primeiro semestre de 2019 tem sido uma constante, nos jornais e nos mais diversos veículos de comunicação, notícias a respeito da Reforma da Previdência Social no Brasil. Envolta em polêmicas, uma das preocupações que suscitam dessa discussão é se aos estudantes do Ensino Médio estão sendo apresentados a questão da aposentadoria, já que as novas regras propostas tornarão mais difícil o pleno aproveitamento dessa fase da vida. Nesse contexto, apresentam-se os resultados de um mapeamento sistemático, conduzido a partir do protocolo proposto por Klock (2018), desenvolvido a partir de artigos científicos que tratam dessa temática. Assim, o objetivo desse artigo consistiu em identificar de que forma, na sala de aula do Ensino Médio, no ensino da Matemática Financeira, estão sendo inseridas discussões a respeito da aposentadoria. Para tanto, foram consultados três mecanismos de busca acadêmicas (MBA) — Periódicos CAPES, Google Scholar e Scielo – que retornaram um total de 262 artigos dos quais, após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, extraiu-se três artigos científicos para análise. Os resultados, apesar de escassos, apontaram que há ações sendo desenvolvidas, em sala de aula, com a finalidade de relacionar a Matemática Financeira com experiências do cotidiano dos estudantes, incluindo questões relativas ao processo de aposentadoria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALENCAR, H. A. Direito Previdenciário para Concursos. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2016.

ALVES, J. E. D.; VASCONCELOS, D. S.; CARVALHO, A. A. Estrutura etária, bônus demográfico e população economicamente ativa no Brasil: cenários de longo prazo e suas implicações para o mercado de trabalho. Brasília: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), 2010. Disponível em: https://bit.ly/2PzYcx5. Acesso em: 14 jun. 2019.

AMARO, L. C.; AFONSO, L. E. Quais são os efeitos do envelhecimento populacional nos sistemas previdenciários de Brasil, Espanha e França? Revista Brasileira Estatística Populacional, Belo Horizonte, v. 35, n. 2, p. 1-29, 2018. Disponível em: https://bit.ly/2GQ0J2r. Acesso em: 14 jun. 2019.

BRASIL. Câmara dos Deputados. Reforma da Previdência altera idade mínima e cálculo de benefícios: proposta do governo Michel Temer prevê a maior mudança no sistema de seguridade social desde a Constituição de 1988; só integrantes das Forças Armadas, PMs e bombeiros militares ficam de fora. Brasília: 2016. Disponível em: https://bit.ly/2Xr9hqC. Acesso em: 14 jun. 2019.

BRASIL. Ministério da Economia. Apresentação da PEC: fevereiro 2019. Brasília: 2019. Disponível em: https://bit.ly/2YjydOx. Acesso em: 14 junho. 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Base Nacional Curricular Comum. Brasília: 2018. Disponível em: https://bit.ly/2Gyq1lz. Acesso em: 27 jan. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC/Semtec, 2002.

BRASIL. Ministério da Fazenda. Informe da Previdência Social. v. 30. n. 6. Brasília: 2018. Disponível em: https://bit.ly/2FABS1R. Acesso em: 14 jun. 2019.

BRASIL. Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional. Dívida ativa da União: lista de devedores. Brasília: 2019. Disponível em: https://bit.ly/2XhI6M8. Acesso em: 26 jun. 2019.

BRASIL. Secretaria Especial de Comunicação Social. Para entender a Reforma da Previdência. Brasília: 2019. Disponível em: https://bit.ly/2WdWiF6. Acesso em: 14 jun. 2019.

CARVALHAL, A. L. Matemática Financeira Aplicada. 2 ed. São Paulo. Ed. Atlas, 2008.

CERBASI, G. Adeus, aposentadoria: como garantir seu futuro sem depender dos outros. Rio de Janeiro: Sextante, 2014.

CARNEIRO, J. D. Governo Bolsonaro: cinco perguntas sobre o corte das bolsas de pós-graduação. BBC, Rio de Janeiro, 09 maio 2019. Disponível em: https://bbc.in/2JzyMib. Acesso em: 14 jun. 2019.

DIAS, L. S. A. Funções Executivas, Matemática Financeira e Previdência Social: sequência didática para formação inicial docente. 2020. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias) – Universidade do Estado de Santa Catarina, Joinville, 2020.

FALBO, R. A.; SOUZA, E. F.; FELIZARDO, K. R. Mapeamento Sistemático. In: FELIZARDO, K. R.; NAKAGAWA, E.; FABBRI, S.; FERRARI, F. (Org.). Revisão Sistemática da Literatura em Engenharia de Software: Teoria e Prática. Rio de Janeiro: Elsevier, 2017, v. 1, p. 79-98. Disponível em: https://bit.ly/2IK05Wf. Acesso em: 25 jun. 2019.

FAZIO, L. A. Capitalização e o Regime Geral da Previdência Social: elementos de análise. Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar, Brasília, 07 jan. 2019. Disponível em: https://bit.ly/2IYoZSl. Acesso em: 12 abr. 2019.

GODOY, E. V. Matemática no Ensino Médio: prescrições das propostas curriculares e concepções dos professores. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2002.

IBGE. PIB cresce 1,1% em 2018 e fecha ano em R$ 6,8 trilhões. Brasília: 2019. Disponível em: https://bit.ly/2CPn8eX. Acesso em: 14 jun. 2019.

IBGE. Síntese de Indicadores Sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira. Rio de Janeiro, 2016. Disponível em: https://bit.ly/2oFgIKP. Acesso em: 14 jun. 2019.

IBGE. Em 2010, PIB varia 7,5% e fica em R$ 3,675 trilhões. Brasília: 2011. Disponível em: https://bit.ly/2ItzvAn. Acesso em: 14 jun. 2019.

KITCHENHAM, B. Procedures for performing systematic reviews. Keele University, v. 33, n. 2004, p. 1-26, 2004. Disponível em: https://bit.ly/2Gr8jUQ. Acesso em: 03 out. 2020.

KLOCK, A. C. T. Mapeamentos e Revisões Sistemáticos da Literatura: um guia teórico e prático. Cadernos de Informática, Porto Alegre, v. 10, n. 1, 2018. Disponível em: https://bit.ly/2N2iyRY. Acesso em: 14 jun. 2019.

LABOISSIÈRE, P. CNI/Ibope: 74% avaliam governo Temer como ruim ou péssimo. Agência Brasil, São Paulo, 13 dez. 2018. Disponível em: https://bit.ly/2zUxRDu. Acesso em: 14 jun. 2019.

LOUZADA, C. S.; GOMES, W. F.; NUNES, M. A. S. N.; SALGUEIRO, E. M.; ANDRADE, B. T.; LIMA, P. S. Um mapeamento das publicações sobre o ingresso das mulheres na computação. In: Conferência Latino-americana em Informática, 4., 2014, Montevidéu. Anais... Montevidéu: Congresso da Mulher Latino-americana na Computação, 2014. Disponível em: https://bit.ly/31Oqbih. Acesso em: 14 jun. 2019.

MEDEIROS, R. S.; FARIAS, A. M. A.; OLIVEIRA, P. H. A.; LOURENÇO, R. M.; SILVA, R.; FRAGOSO, O. A. F.; FERNANDES, M. C. V. Práticas de ensino e aprendizagem da Matemática através do novo cálculo da Previdência Social no Brasil. In: Encontro de Iniciação Científica da UEPB, 5., 2017, Campina Grande. Anais eletrônicos... Campina Grande: Universidade Estadual da Paraíba, 2017. Disponível em: https://bit.ly/2XwtjjK. Acesso em: 18 jun. 2019.

MUNIZ JUNIOR, I.; JURKIEWICZ, S. Educação Financeira: uma nova concepção para o Ensino Médio. In: Colóquio de História e Tecnologia no Ensino da Matemática, 5., 2010, Recife. Anais eletrônicos... Recife: Universidade Federal do Pernambuco, 2010. Disponível em: https://bit.ly/2XrX70H. Acesso em: 18 jun. 2019.

MUNIZ JUNIOR, I. Educação Financeira: conceitos e contextos para o Ensino Médio. In: Encontro Nacional de Educação Matemática, 10., 2010, Salvador. Anais Eletrônicos... Salvador: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2010. Disponível em: https://bit.ly/2XYvUj3. Acesso em: 18 jun. 2019.

SOUZA, L. Previsão do Banco do Brasil é crescimento de 2,8% do PIB em 2018. Agência Brasil, São Paulo, 22 fev. 2018. Disponível em: https://bit.ly/2N09Unc. Acesso em: 14 jun. 2019.

Publicado
2020-01-01
Como Citar
DIAS, L.; ROSA, H.; COMIOTTO, T.; GASPARINI, I. A abordagem da aposentadoria no Ensino Médio: um mapeamento sistemático. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 11, n. 1, p. 388-403, 1 jan. 2020.
Seção
Artigos Gerais