Um cenário das pesquisas em Educação Estatística no XII ENEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v10i6.2503

Palavras-chave:

Educação Estatística, Mapeamento, Probabilidade e Estatística

Resumo

O presente texto expõe um mapeamento sobre os trabalhos apresentados nos anais do XII Encontro Nacional de Educação Matemática – ENEM – sobre Educação Estatística (EE), nas categorias comunicação científica e relatos de experiências. O modelo de organização proposto pelos referenciais teóricos de Fiorentini foi usado no trabalho com a formação de focos e subfocos temáticos oriundos das leituras dos resumos selecionados. Os resultados principais indicam a valorização de estudos no ensino de Estatística e uma baixa produção de trabalhos envolvendo o conteúdo de probabilidade em praticamente todos os focos temáticos associados aos níveis de ensino. Apesar da progressiva produção em EE nos últimos anos, é possível perceber a necessidade de estudos voltados ao nível superior em cursos como Engenharia e Administração, cujo foco não seja formação de professores.

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Biografia do Autor

Geovane Carlos Barbosa, Universidade Cruzeiro do Sul

 

 

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Publicado

2019-12-10

Como Citar

BARBOSA, G. C.; SANTOS, S. S.; LOPES, C. E. Um cenário das pesquisas em Educação Estatística no XII ENEM. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 10, n. 6, p. 319–339, 2019. DOI: 10.26843/rencima.v10i6.2503. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/2503. Acesso em: 29 nov. 2022.

Edição

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