Um cenário das pesquisas em Educação Estatística no XII ENEM
Resumo
O presente texto expõe um mapeamento sobre os trabalhos apresentados nos anais do XII Encontro Nacional de Educação Matemática – ENEM – sobre Educação Estatística (EE), nas categorias comunicação científica e relatos de experiências. O modelo de organização proposto pelos referenciais teóricos de Fiorentini foi usado no trabalho com a formação de focos e subfocos temáticos oriundos das leituras dos resumos selecionados. Os resultados principais indicam a valorização de estudos no ensino de Estatística e uma baixa produção de trabalhos envolvendo o conteúdo de probabilidade em praticamente todos os focos temáticos associados aos níveis de ensino. Apesar da progressiva produção em EE nos últimos anos, é possível perceber a necessidade de estudos voltados ao nível superior em cursos como Engenharia e Administração, cujo foco não seja formação de professores.
Downloads
Referências
BATANERO, C. Educación Estadística en la matemática escolar: retos para la enseñanza y la formación del profesor (documento de discusión). Revista Iberoamericana de Educación Matemática, n. 8, p. 63-75, dic. 2006.
BATANERO, C.; DÍAZ, C. Training teachers to teach statistics: what can we learn from research? Statistique et Enseignement, Paris, n. 1, p. 5-20, 2010.
BORBA, R.S.E.R.; ROCHA, A.C.; AZEVEDO, J. Estudos em Raciocínio Combinatório: investigações e práticas de ensino na Educação Básica. BOLEMA, Rio Claro (SP), v.29, n.53, p. 1348-1368, dez. 2015.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1998.
CAMPOS, C. R.; WODEWOTZKI, M. L. L., JACOBINI, O. R. Educação Estatística: teoria e prática em ambientes de modelagem matemática. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. 144 p.
CAMPOS, T. M. M.; CARVALHO, J. I. F. Probabilidade nos anos iniciais da Educação Básica: contribuições de um programa de ensino. Revista de Educação Matemática e Tecnológica Ibero Americana, Recife, v. 7, n. 1, 2016.
CAZORLA, I. M.; KATAOKA, V. Y; SILVA, C. B. D. Trajetória e perspectivas da Educação Estatística no Brasil: um olhar a partir do GT12. In: LOPES, C. E.; COUTINHO, C. D. Q. E. S.; ALMOULOND, S. A. (Orgs.). Estudos e reflexões em Educação Estatística. Campinas: Mercado de Letras, 2010. p. 19-44. (Série Educação Estatística em Foco).
DIAS, C. F. B.; SILVA, G.C.; SANTOS JUNIOR, G. A Educação Estatística nos anos iniciais do Ensino Fundamental no Brasil: uma análise curricular. Revista Thema, Pelotas, v.14, n. 2, p. 122-136, 2017.
FEINBERG, J. Wordle. Disponível em: http://www.wordle.net. Acesso em: 18 jun. 2019.
FIORENTINI, D. Mapeamento e balanço dos trabalhos do GT-19 (Educação Matemática) no período de 1998 a 2001. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 25., 2002, Caxambu, MG. Anais ... Caxambu, MG: [s.n.]. 2002. p. 1-17.
FRANCISCO, V. R.; LIMA, I. M. S. Interpretação de gráficos estatísticos por alunos do ensino médio na educação de jovens e adultos – EJA. REnCima, São Paulo, v.9, n.2, p. 147-166, 2018.
IGLIORI, S. B. C. Considerações sobre o ensino do cálculo e um estudo sobre os números reais. In: FROTA, M. C. R; NASSER, L. (Orgs.) Educação Matemática no Ensino Superior: pesquisas e debates. Recife: SBEM, 2009. p.11-26.
KILPATRICK, J. Fincando estacas: uma tentativa de demarcar a Educação Matemática como campo profissional e científico. Tradução: Rosana G. S. Miskulin; Cármen L. B. Passos, Regina C. Grando e Elizabeth A. Araújo. Zetetiké – Revista do Círculo de Estudo, Memória e Pesquisa em Educação Matemática, Faculdade de Educação, Unicamp, Campinas, v. 4, n. 5, p. 99-120, jan./jun. 1996.
LOPES, C. E. O ensino de probabilidade e estatística na educação básica e a formação de professores. Caderno Cedes, Campinas, v. 28, n. 74, p. 57-73, jan./abr. 2008.
LOPES, C. E. Educação Estatística no curso de licenciatura em Matemática. Bolema, Rio Claro (SP), v. 27, n. 47, p. 901-915, dez. 2013.
LOPES, C. E.; COUTINHO, C. Q. S. Leitura e escrita em Educação Estatística. In: LOPES, C. E.; NACARATO, A. M. (Orgs.). Educação Matemática leitura e escrita: armadilhas, utopias e realidades. Campinas, São Paulo: Mercado des Letras, 2009.
LOPES, C. E. et al. O campo da pesquisa da Educação Estatística brasileira demarcado pela diversidade temática. REnCiMa, São Paulo, v. 9, n. 2, p. 1-4, 2018.
MAKAR, K. Developing young children’s emergent inferential practices in statistics. Mathematical Thinking and Learning, v. 18, n. 1, p.1-24, 2016.
MENDONÇA, L. O.; LOPES, C. E. A ação pedagógica em ambientes de modelagem matemática: uma discussão a partir da própria prática. In: CONFERÊNCIA NACIONAL SOBRE MODELAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 7., 2011a, Belém. Anais...Belém: UFPA, 2011. p. 1-18.
MOORE, D. S. Statistics among the liberal arts. Journal of the American Statistical Association, v. 93, n. 444, p. 1253-1259, 1998.
NARDI, R. A pesquisa em ensino de Ciências e Matemática no Brasil. Ciência & Educação, Bauru, v. 21, n. 2, 2015.
PORCIÚNCULA, M. et al. Every citizen needs to know statistics! What are we doing? Brazilian research in statistics education. In: RIBEIRO, A. et al. Mathematics Education in Brazil: panorama of current research. Switzerland: Springer, 2018. p. 249-263.
R DEVELOPMENT CORE TEAM. R: a language and environment for statistical computing. R Foundation for Statistical Computing, Vienna. ISBN 3-900051-07-0, 2011. Disponível em: http://www.R-project.org. Acesso em: 09 dez. 2018.
SANTOS, R. M. dos. Estado da arte e história da pesquisa em educação estatística em programas brasileiros de pós-graduação. 2015. 1 recurso online (348 p.). Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/ handle/ REPOSIP/305010>. Acesso em: 19 jun. 2019.
SILVA, J.; CURI, E.; SCHIMIGUEL, J. (2017). Um cenário sobre a pesquisa em Educação Estatística no Boletim de Educação Matemática – BOLEMA. Bolema, Rio Claro (SP), v.31, n.58, p.679-698, ago. 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/bolema/v31n58/0103-636X-bolema-31-58-0679.pdf. Acesso em: 12 nov. 2019.
SOUZA, A. C. A Educação Estatística a infância. 209 p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2007.