Educação Ambiental: um estudo sobre a ambientalização no Ensino Fundamental

Palavras-chave: Ambientalização Curricular, Educação Ambiental, Projetos Político- Pedagógicos (PPP‟s), Ensino Fundamental, Políticas Institucionais

Resumo

Este artigo apresenta e discute os resultados obtidos em uma etapa da pesquisa sobre a investigação da ambientalização curricular no Ensino Fundamental das escolas municipais de Santo André–SP. Objetivou-se conhecer o processo de ambientalização curricular (educar para a sustentabilidade socioambiental), nos Projetos Político-Pedagógicos (PPP’s) das escolas e analisar as diretrizes propostas pelas escolas relacionadas a temática ambiental. A abordagem metodológica caracterizou-se pelo enfoque qualitativo e a utilização de técnicas de análise documental e de análise de conteúdo. Para análise dos processos de ambientalização curricular nas instituições de ensino, utilizou-se como referência as 10 características da Rede ACES. Os dados indicaram que a temática ambiental está inserida nos PPP’s das escolas, na categoria “potencial de ambientalização” de maneira simples, sem detalhamento sendo considerada apenas de maneira geral ou com aspecto simplesmente ecológico. Assim, torna-se urgente a necessidade da inserção da educação ambiental crítica nas instituições de ensino de maneira interdisciplinar, com enfoque contínuo e permanente, visando à efetiva solução de problemas socioambientais. Os resultados serão utilizados para geração de subsídios à política institucional de ambientalização curricular nos documentos oficiais PPP’s das escolas municipais de Santo André.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES, Thaise Melo de Almeida. Ambientalização Curricular na Formação Inicial em Educação Física. 2017. 158f. Dissertação de Mestrado - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2017.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2016.

BRASIL. Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento. Rio de Janeiro, 1992.

BRASIL. Lei Diretrizes e Bases da Educação Nacional-LDB. Lei número 9.394, de 20 de dezembro de 1996.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: meio ambiente, saúde. Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado. Edições Câmara, 1988.

BRASIL. Lei 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre Educação Ambiental e institui a Política Nacional de Educação Ambiental, e dá outras providências. Brasília, DF, 1999.

BRASIL. Vamos cuidar do Brasil com escolas sustentáveis: educando-nos para pensar e agir em tempos de mudanças socioambientais globais. Brasília, 2012.

BRASIL. Resolução nº 2, de 15 de Junho de 2012. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. Diário Oficial da União n. 116. Brasília, DF, de 18 jun. 2012. Seção 1, p. 70-71.

CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. 6º ed. São Paulo: Cortez, 2012.

COELHO-MIYAZAWA, Glória Cristina Marques; FRENEDOZO, Rita de Cássia; VIEIRA, Rui Marques. Ambientalização Curricular no Projeto Pedagógico de um curso de Ciências Biológicas. INDAGATIO DIDACTICA, v. 9, p. 407-425, 2017.

COPELLO LEVY, Maria Ines. Escola ambientalizada e formação de professor@s: compromissos e desafios. In: TAGLIEBER, José Erno; GUERRA, Antonio Fernando Silveira (Orgs.). Pesquisa em Educação Ambiental: pensamentos e reflexões. Pelotas, UFPel, p. 105-143, 2004.

DIAS, Genebaldo Freire. Educação Ambiental: princípios e práticas. 9ª ed. São Paulo: Gaia, 2010.

FIGUEIREDO, Mara Lúcia et. al. Ambientalização curricular na educação superior: praticar a teoria e teorizar a prática. São José: ICEP, 2017.

FIGUEIREDO, Mara Lúcia.; GUERRA, Antonio Fernando Silveira. UNIFEBE Sustentável: indícios de ambientalização em cursos de graduação. In: Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul (Anped Sul). Florianópolis. Anais... UDESC, 2014. p. 1-14

FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. Trad. Joice Elias Costa. 3. ed., Porto Alegre: Artmed, 2009.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas,2002.

GUIMARÃES, Mauro. A formação de educadores ambientais. Campinas, SP: Papirus (Coleção Papirus Educação) 2007, 171 p.

GUIMARÃES, Mauro. A Dimensão Ambiental da Educação. 12 ed. Campinas, SP. Papirus, 2015 (Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).

GUIMARÃES, Roberto; FONTOURA, Yuna. Desenvolvimento sustentável na Rio+20: discursos, avanços, retrocessos e novas perspectivas. Cad. EBAPE.BR/FGV, v. 10, nº 3, artigo 3, Rio de Janeiro, set. 2012, p.508–532.

GROHE, Sandra Lilian Silveira. Escolas Sustentáveis: Três Experiências no Município de São Leopoldo – RS. 2015. Dissertação de Mestrado – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.

JUNYENT, Mercè. GELI, Anna Maria. ARBAT, Eva. Características de la ambientalización curricular: modelo ACES. In: JUNYENT, Mercé; GELI, Anna Maria; ARBAT, Eva (Ed.). Ambientalización curricular de los estudios superiores 2: proceso de caracterización de la ambientalización curricular de los estudios superiores. Girona: Universitat de Girona: Red Aces, 2003. p.15-32.

LAYRARGUES, Philippe Pomier. Educação para a gestão ambiental: a cidadania no enfrentamento político dos conflitos socioambientais. In: LOUREIRO, Carlos Frederico B.; LAYRARGUES, Philippe Pomier; CASTRO, Ronaldo Souza de (Org.). Sociedade e meio ambiente: a educação ambiental em debate. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2012. p. 89-156.

LOPES, Alice Casimiro; MACEDO Elizabeth. Teorias do Currículo. São Paulo: Cortez, 2011.

LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo. Trajetória e Fundamentos da Educação Ambiental. – 4. Ed. São Paulo: Cortez, 2012.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

OLIVEIRA JÚNIOR, W. M. et al. As 10 características em um diagrama circular. In: Junyent, M.; Geli, A. M.; ARBAT, G. E. (Eds.). Ambientalizaçión curricular de los estudios supeiores: processo de caracterización de la ambientalización curricular de los estudios universitarios. Girona: Red Aces, 2003. [v. 2].

OMETTO, Aldo Roberto; LEME, Patrícia Cristina Silva; LOPES, Barbara Pacheco Carita Simões; SANTI, Aline Dorita de. Ambientalização Curricular nos cursos de graduação da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo: percurso e lições aprendidas. In: GUERRA, Antonio Fernando Silveira (Org.). Ambientalização e Sustentabilidade nas Universidades: subsídios, reflexões e aprendizagens. Itajaí, SC: Ed. da UNIVALI, 2015. p. 104-115.

ORSI, Raquel Fabiane Mafra., FIGUEIREDO, Mara Lúcia. & GUERRA, Antonio Fernando Silveira. Obstáculos e estratégias para inserção das dimensões da sustentabilidade na Ambientalização Curricular de Instituições de Educação Superior. AmbientalMENTEsustentable, 2015. p, 1271-1289.

PAVESI, A. A ambientalização na formação do arquiteto: o caso do curso de arquitetura e urbanismo da Escola de Engenharia de São Carlos. 2007. Tese– Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2007.

REIGOTA, Marcos. O que é educação ambiental. São Paulo: Brasiliense, 2015.

ROSALEM, B. M.; BAROLLI, E. Ambientalização curricular na formação inicial de professores: o curso de pedagogia da FE-UNICAMP. Pesquisa em educação ambiental, vol. 7, n. 1, 2010. p. 155-166.

SANTO ANDRÉ. Secretaria Municipal de Educação. Projeto Político Pedagógico EMEIEF Chico Mendes. PSA-SE: Santo André – São Paulo, 2018a.

SANTO ANDRÉ. Secretaria Municipal de Educação. Projeto Político Pedagógico EMEIEF Comendador Piero Pollone. PSA-SE: Santo André – São Paulo, 2018b.

SANTO ANDRÉ. Secretaria Municipal de Educação. Projeto Político Pedagógico EMEIEF Luiz Gonzaga. PSA-SE: Santo André – São Paulo, 2018c.

SANTO ANDRÉ. Secretaria Municipal de Educação. Projeto Político Machado de Assis. PSA-SE: Santo André – São Paulo, 2018d. Pedagógico EMEIEF

SANTO ANDRÉ. Secretaria Municipal de Educação. Projeto Político Paranapiacaba. PSA-SE: Santo André – São Paulo, 2018e. Pedagógico EMEIEF

SANTO ANDRÉ. Secretaria Municipal de Educação. Projeto Político Parque Andreense. PSA-SE: Santo André – São Paulo, 2018f. Pedagógico EMEIEF

SANTO ANDRÉ. Secretaria Municipal de Educação. Projeto Político Pedagógico EMEIEF Profa. Maria Cecília Dezan Rocha. PSA-SE: Santo André – São Paulo, 2018g.

SANTO ANDRÉ. Secretaria Municipal de Educação. Projeto Político Pedagógico EMEIEF Profa. Therezinha Monteiro Barros Nosé. PSA-SE: Santo André – São Paulo, 2018h.

SATO, Michèle. Educação Ambiental. São Carlos, RiMa, p.66, 2002.

SILVA, Karolyne Magno dos Santos. Educação Ambiental e Ambientalização Curricular na Educação Superior: O Olhar dos Coordenadores dos Cursos da Saúde. 2016. Dissertação de Mestrado - Universidade do Planalto Catarinense – UNIPLAC, Lages-SC, 2016.

SILVA, Mariana Dias da. A Ambientalização Curricular no curso de formação de professores de Ciências e Biologia na percepção dos licenciados. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014.

SILVA, Vanessa Regal Maione Jeovanio; SILVA, André Luiz Jeovanio; CARDOSO, Sheila Pressentin. Um olhar docente sobre as dificuldades do trabalho da Educação Ambiental na escola. REnCiMa, São Paulo, v. 9, n. 5, p.256-272, 2018. Disponível em: http://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1357/1057 Acesso em: 09 abr. 2019.

SIQUEIRA, Ana Claudia; VILAÇA Fabiana Aparecida; FRENEDOZO, Rita de Cássia; SCHIMIGUEL, Juliano. Educação Em Saúde: Um Panorama dos Trabalhos Apresentados no Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – Enpec (2013-2017). REnCiMa, São Paulo, v. 9, n. 5, p.76-93, 2018. Disponível em: http://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/2050/1043. Acesso em: 09 abr. 2019.

ZEGLIN, Irene Vonsovicz. Ambientalização Curricular na Educação Infantil: Um Diálogo Possível a Partir das Relações com a Natureza, o Afeto e o Cuidado. 2016. Dissertação de Mestrado- Universidade do Sul de Santa Catarina. Tubarão, 2016.

Publicado
2019-12-10
Como Citar
SOARES, M. B.; FRENEDOZO, R. DE C. Educação Ambiental: um estudo sobre a ambientalização no Ensino Fundamental. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 10, n. 6, p. 95-113, 10 dez. 2019.
Seção
Artigos Gerais