Relações com o saber e o ensino-aprendizagem da Física: percepções dos estudantes da educação básica pela análise da matriz do estudante

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v11i5.2494

Palavras-chave:

Ensino, Aprendizagem, Conteúdos da física, Relações com o saber, Matriz do Estudante

Resumo

Resumo

O ensino e a aprendizagem da física na Educação Básica desperta cada vez mais a atenção dos pesquisadores que visam melhorias nesta área da educação. Este trabalho apresenta a investigação e análise das relações epistêmicas, pessoais e sociais com o saber, por meio da ferramenta analítica Matriz do Estudante apresentada por Arruda, Benício e Passos (2017) referente ao ensino, aprendizagem e conteúdos da física, pela ótica dos estudantes da Educação Básica de um Colégio Estadual, na cidade de Londrina – Paraná. Foi elaborado um questionário estruturado, o qual foi respondido pelos referidos estudantes na forma escrita, com a proposta de investigar as relações com o saber da física. As percepções dos estudantes demonstraram seus conhecimentos, sentimentos e valorização a respeito do ensino praticado pelos professores, da sua própria aprendizagem e da relação dos professores com os conteúdos da física e com sua profissão.  A ferramenta analítica revelou a importância das percepções dos estudantes, para assim ocorrer a compreensão e ascensão da trajetória que os conduz aos avanços nos campos do ensino e da aprendizagem da física, sendo ainda possível estabelecer perfis para cada estudante ou de um grupo específico de estudantes por meio de suas manifestações a respeito das referidas relações.

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Publicado

2020-08-08

Como Citar

MORAIS, H. S.; LIMA, J. P. C. de; ROCHA, Z. de F. D. C. Relações com o saber e o ensino-aprendizagem da Física: percepções dos estudantes da educação básica pela análise da matriz do estudante. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 11, n. 5, p. 281–302, 2020. DOI: 10.26843/rencima.v11i5.2494. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/2494. Acesso em: 6 jun. 2023.

Edição

Seção

Artigos