Educação financeira: um estudo de caso com jovens do ensino médio na cidade de São Paulo

Palavras-chave: Educação financeira, Adolescência, Planejamento familiar, Dinheiro

Resumo

Nos últimos anos, a economia brasileira tem sofrido devido ao aumento das taxas de desemprego e a incerteza do mercado de trabalhoe isso tem levado a mudança de comportamento da sociedade.Os cidadãos tem preferido poupar os recursos financeiros que possuem, porém, essa característica é observada em jovens e adultos que estão inseridos no mercado de trabalho. No entanto, entende-se que há uma necessidade de se falar sobre educação financeira para os jovens, identificar como esses adolescentes controlam suas finanças e orientá-los de como podem melhorar a gestão de seus recursos.Para que fosse possível, realizou-se pesquisa em duas escolas, uma da rede pública estadual e outra da rede particular, sendo 124 e 118 alunos entrevistados, respectivamente.O questionário utilizado continha 9 questões fechadas com o intuito de compreender a relação dos jovens com os recursos financeiros que lhes são submetidos.

Com o questionário respondido foi possível traduzir as informações obtidas, classificá-las e analisá-las, para assim, obter um diagnóstico preciso da real condição dos adolescentes com relação a Educação Financeira e, assim, conseguir orientá-los em suas deficiências.Após análise dos dados, constatou-se que a maioria dos alunos dizem saber o que é Educação Financeira e admitem ser relevante a orientação dos mesmos ainda na adolescência. No entanto, para mais de 80% deles, a orientação é de responsabilidade da família. Assim como, para mais de 70% dos entrevistados, é importante que os pais compartilhem com seus filhos os problemas financeiros da casa.Concluiu-se que, os jovens sabem da importância de um planejamento e controle orçamentário, além da sua participação nos problemas financeiros familiar enquanto jovem, pois, assim, tornar-se-á um adulto consciente, capaz de identificar e desenvolver ações que evitem o endividamento, a inadimplência e o descontrole de seus recursos

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcio Eugen Klingenschmid Lopes dos Santos, Universidade Cruzeiro do Sul

Professor do ensino  superior

Referências

CERVO, Amado L.; BERVIAN, Pedro A. Metodologia Científica. 5. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002.

DOMINGOS, Reinaldo. Como falar sobre dinheiro com seus filhos. Vol. 11. São Paulo: DSOP, 2013.

DOMINGOS, Reinaldo. [Acesso em: 01 de abril de 2015 às 19:28]. Disponível em: http://www.dsop.com.br/

MODERNELL, Álvaro. Semeando educação financeira. In: SEMINÁRIO COREMEC: A EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA ESCOLA. 2008. [Acesso em:06 de maio de 2015 às 22:11]. Disponível em: https://www2.mp.pa.gov.br/sistemas/gcsubsites/upload/39/05_Semeando_Educacao_Fina nceira.pdf/

SILVA, Edna Lúcia da; MENEZES, Estera Muszlkat. Metodologia da Pesquisa e Elaboração de Dissertação. 3ª ed. Florianópolis: Laboratório de ensino a distância da UFSC, 2001.

Brasil teve 2º melhor desempenho em empreendedorismo em 2018, Agência Brasil, 2019.Disponível em < https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2019-02/brasil- teve-2o-melhor-desempenho-em-empreendedorismo-em-2018> Acesso em: 20. Maio.2019.

Número de inadimplentes alcança o recorde de 63 milhões em março, diz Serasa, G1- Globo, 2019. Disponível em < https://g1.globo.com/economia/noticia/2019/04/24/numero- de-inadimplentes-alcanca-o-recorde-de-63-milhoes-em-marco-diz-serasa.ghtml>Acesso em: 10. Maio.2019.

Cresce número de jovens empreendedores no Brasil, Negocios e Gestão, 2019. Disponível em <https://empreendedor.com.br/noticia/cresce-numero-de-jovens- empreendedores-no-brasil/ >Acesso em: 29. Abril. 2019.

Por três anos seguidos, Brasil fecha mais empresas do que abre, diz IBGE, G1- Globo,2019. Disponível em < https://g1.globo.com/economia/noticia/2018/10/03/por-tres- anos-seguidos-brasil-fecha-mais-empresas-do-que-abre-diz-ibge.ghtml > Acesso em: 08. Maio.2019.

Há um novo perfil corporativo sendo exigido no mercado de trabalho, Exame, 2018. Disponível em

< https://exame.abril.com.br/carreira/ha-um-novo-perfil-corporativo-sendo-exigido-no- mercado-de-trabalho/ > Acesso em : 10. Abril.2019.

Publicado
2020-05-05
Como Citar
LUZ, J.; DOS SANTOS, M. E.; JUNGER, A. Educação financeira: um estudo de caso com jovens do ensino médio na cidade de São Paulo. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 11, n. 3, p. 199-211, 5 maio 2020.
Seção
Artigos Gerais