As manifestações de game design nas pesquisas acadêmicas que relacionam os jogos digitais e o ensino e a aprendizagem de matemática: dez anos de estudos no Brasil

Autores

  • Daniel Moreira da Silva Universidade Cruzeiro do Sul
  • Ismar Frango Silveira Universidade Cruzeiro do Sul

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v10i4.2449

Resumo

Os jogos digitais apresentam-se promissores no desenvolvimento de habilidades matemáticas em qualquer etapa da escolarização. Nesse sentido, este artigo busca apresentar um mapeamento do estado da arte, limitado a investigar em teses de doutorado e dissertações de mestrado brasileiras o que emerge a respeito de game design nas pesquisas que tratam de jogos digitais voltados aos processos de ensino e aprendizagem de matemática, no período compreendido entre 2008 a 2018. Observou-se que parte considerável das teses e dissertações investigadas apresentam traços ou elementos de game design na perspectiva de Schell (2008). No entanto, há um predomínio de preocupação dos desenvolvedores de jogos digitais relacionados principalmente aos elementos da Mecânica e Tecnologia. Diante disso, conclui-se que há necessidade de outras investigações na relação de game design para o desenvolvimento de jogos digitais pensados para os processos de ensino e aprendizagem de matemática, considerando, com a mesma relevância, os demais elementos de game design.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Moreira da Silva, Universidade Cruzeiro do Sul

Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática na UNICSUL, na linha de Pesquisa em Tecnologias Computacionais Aplicadas ao Ensino de Ciências e Matemática. 

Downloads

Publicado

18.07.2019

Como Citar

MOREIRA DA SILVA, Daniel; SILVEIRA, Ismar Frango. As manifestações de game design nas pesquisas acadêmicas que relacionam os jogos digitais e o ensino e a aprendizagem de matemática: dez anos de estudos no Brasil. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 10, n. 4, p. 20–38, 2019. DOI: 10.26843/rencima.v10i4.2449. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2449. Acesso em: 26 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)