Passatempos on-line no ensino de Física: um estudo das concepções de estudantes e egressos de um curso de licenciatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v11i3.2440

Palavras-chave:

Passatempo on-line, Ensino de Física, Análise Fatorial

Resumo

O artigo traz alguns resultados das concepções sobre o uso de passatempo on-line em apoio ao ensino de física, de estudantes e egressos de um curso de licenciatura em física. Para tal, usou-se uma ampla revisão da literatura para elaboração de questionário em escala Likert. A partir daí, buscou-se os fatores preponderantes para consolidar um construto que explicasse o uso desse recurso tecnológico, com base nas técnicas de Análise Fatorial. Além disso, admitiu-se que as concepções dos indivíduos pesquisados poderiam dar indícios da adoção ou abandono desse recurso, durante a ação profissional do docente. Os resultados dessa análise indicam que a dimensão cognitiva-motivacional é um fator decisivo, pois é um mecanismo de favorecimento do processo de ensino e aprendizagem. Em contrapartida, é apontado pelos respondentes que a adoção de estratégia que envolva recurso tecnológico exige maior esforço do professor, acarretando, portanto, maior carga de trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Alexandre Mortale, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus São Paulo

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Câmpus São Paulo (2019). Possui graduação em Licenciatura em Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Câmpus São Paulo (2015). Atua principalmente nos seguintes temas: Ensino de Física, Métodos de Análise Multivariada de Dados, Atividades lúdicas no ensino a partir de sequências didáticas que envolvem o uso de produtos culturais como os Passatempos On-line e a investigação sobre o uso desse recurso como elemento das tecnologias digitais da Informação e comunicação (TDIC).

Marcio Vinicius Corrallo, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus São Paulo

Professor do Instituto Federal de São Paulo – IFSP – Campus São Paulo, desde 2010. Doutor em Ensino de Ciências (Modalidade Física) pela Universidade de São Paulo. Professor permanente do programa de mestrado profissional em Ensino de Ciências e Matemática do IFSP. Atua em cursos e projetos de Educação a Distância no IFSP.  Investiga principalmente o uso e as aplicações das atividades experimentais, com apoio de tecnologias, para a formação de professores de Física.

Emerson Ferreira Gomes, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus Boituva

Possui graduação em Licenciatura Plena em Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003), título de Mestre (2011) e Doutor (2016) em Ensino de Ciências na modalidade de Ensino de Física pelo Programa de Pós-graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - Física, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Câmpus Boituva/SP e Professor Credenciado no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática do IFSP, Câmpus São Paulo. Atualmente, também atua como orientador voluntário, através de atividades esporádicas do IFSP, como orientador credenciado no Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP). Atua principalmente nos seguintes temas: Interface entre Física e Literatura, Física e Música, Rock no Ensino de Ciências, Mídias no Ensino de Ciências, Educação Não-Formal em Ciências e Estudos Culturais.

Downloads

Publicado

2020-05-05

Como Citar

MORTALE, L. A.; CORRALLO, M. V.; GOMES, E. F. Passatempos on-line no ensino de Física: um estudo das concepções de estudantes e egressos de um curso de licenciatura. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 11, n. 3, p. 286–302, 2020. DOI: 10.26843/rencima.v11i3.2440. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/2440. Acesso em: 5 fev. 2023.

Edição

Seção

Artigos