O ensino de Citopatologia no contexto universitário: um olhar para a produção/publicação acadêmica e sua empregabilidade como ação prática de ensino

Autores

  • Fabiana Aparecida Vilaça Universidade Cruzeiro do Sul
  • Ana Claudia Siqueira Universidade Cruzeiro do Sul
  • Rita Cássia Frenedozo Universidade Cruzeiro do Sul

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v10i3.2437

Palavras-chave:

Citopatologia, Ensino, Mapeamento, Estratégias de Ensino

Resumo

Como promover um Ensino de Citopatologia de forma estruturada e dinâmica que, de fato possa corroborar com a formação dos profissionais das áreas da saúde? Podemos categoricamente afirmar que, o docente quando age por meio da dinamização e efetividade de sua metodologia, mais especificamente para com as técnicas laboratoriais, ratifica um trabalho em que os resultados serão claramente positivos. Com vistas a esta dinamização o referido artigo tem o objetivo de identificar as técnicas de Citopatologia que são tendências nas produções acadêmicas e, de posse destas estabelecer relação sobre a possibilidade de emprego destas técnicas nas aulas práticas da disciplina de Citopatologia. O método empregado para mapear essas produções foi o da Análise de Conteúdo e, para tanto, elencamos como Focos temáticos: A quantidade de trabalhos e sua produção anual; A classificação dos trabalhos em suas áreas; Os IES de origem das pesquisas; O Foco temático em que os trabalhos/pesquisas foram aplicados; Os objetivos/pretensões dos trabalhos; Técnicas da Citopatologia; Técnica da Citopatologia e sua relação com a área de ensino. Os resultados revelam que é uma tendência nas publicações àquelas que se referem ao Câncer de Colo de Útero, mas que, esta não é a única empregabilidade da citopatologia. Ratificamos, portanto, a partir dos resultados que o ensino de citopatologia deve se pautar em objetivos que estejam para além da teoria, mas sim, que enalteça e intensifique ao máximo a construção das habilidades práticas que conduza ao diagnóstico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-06-21

Como Citar

VILAÇA, F. A.; SIQUEIRA, A. C.; FRENEDOZO, R. C. O ensino de Citopatologia no contexto universitário: um olhar para a produção/publicação acadêmica e sua empregabilidade como ação prática de ensino. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 10, n. 3, p. 168–187, 2019. DOI: 10.26843/rencima.v10i3.2437. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/2437. Acesso em: 3 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)