Análise da natureza da ciência em textos de divulgação científica sobre genética inseridos em livros didáticos

Palavras-chave: Divulgação Científica, Genética, Livros Didáticos, Natureza da Ciência

Resumo

A Divulgação Científica (DC) caracteriza-se por ser um recurso capaz de veicular o conhecimento científico para o público em geral. Neste estudo, a DC encontra-se inserida em Livros Didáticos (LD) e, por isso, procurou-se problematizar questões sobre Genética, uma vez que este tema pode trazer à tona questões éticas, sociais, tecnológicas, políticas e econômicas relacionadas ao conhecimento científico. Assim, o objetivo da pesquisa foi analisar os aspectos referentes à Natureza da Ciência (NdC) de textos de DC inseridos nos LD de Biologia e em suas fontes originais. Foram analisados dezessete textos de uma coleção didática. Os resultados indicaram que a maioria destes textos apresentou uma visão de ciência neutra, com visões analíticas e aproblemáticas do conhecimento científico. Portanto, recomenda-se que o docente, ao trabalhar esses textos de DC em sala de aula, utilize ambas as fontes (original e do LD) de maneira a proporcionar uma reflexão crítica sobre os avanços e os caminhos da ciência.

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Publicado
2020-05-05
Como Citar
MICELI, B.; ROCHA, M. Análise da natureza da ciência em textos de divulgação científica sobre genética inseridos em livros didáticos. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 11, n. 3, p. 37-55, 5 maio 2020.
Seção
Artigos Gerais

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