Influência de objetos digitais de aprendizagem nas concepções de conceitos de Zoologia, uma experiência em Portugal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v10i4.2434

Palavras-chave:

Objetos Digitais de Aprendizagem, Zoologia, Portugal, Planetabio

Resumo

Este artigo é parte de uma pesquisa de doutoramento que busca analisar a influência de objetos digitais de aprendizagem no processo educacional. A pesquisa contou com a presença de 10 (dez) alunos do primeiro semestre do curso de Biologia e Biotecnologia de um Instituto Politécnico em Portugal. Para essa análise buscamos desenvolver uma sequência metodológica com a aplicação de 03 (três) testes, desenvolvidos no Google Drive Forms, contendo 10 (dez) questões de múltipla escolha cada um. E a utilização de um objeto digital de aprendizagem, o site Planetabio, com foco nos conteúdos de Zoologia dos Invertebrados e dos Vertebrados. Os links dos testes foram disponibilizados para serem acessados pelos celulares dos alunos. Após uma semana, os alunos foram orientados a explorarem o site Planetabio, por 01 (uma) hora e na sequência responderem a um novo questionário, o 2º teste. Com um intervalo de 15 (quinze) dias os alunos realizaram o 3º teste. Durante todo o processo os professores só orientaram os procedimentos, ou seja, não explicaram nenhum conteúdo e nenhuma questão. Os resultados foram analisados de forma quantitativa simples e nos mostram uma pequena elevação nas quantidades de acertos entre os 1º e o 2º testes. Temos também um aumento na média geral da turma de 3,3 para 3,7 no segundo teste. Apesar de ser um pequeno indicio, podemos considerar uma possível influência positiva do objeto digital de aprendizagem no processo educacional, mas ainda temos que nos aprofundar em nossas pesquisas. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elizabeth Aparecida Assis Brandão Danhão, Universidade Cruzeiro do Sul

Mestranda em Ensino em Ciências

Referências

BETTIO, R. W., MARTINS, A. M. Objetos de Aprendizagem: Um novo modelo direcionado ao Ensino a Distância. 2005. Disponível em <http://www.portaleducacao.com.br/educacao/artigos/2399/objetos de aprendizagem um novo modelo direcionado ao ensino a distancia> Acesso em 10 jun 2019.

BITTAR, M. Possibilidade e dificuldades da incorporação do uso de softwares na aprendizagem da matemática. In: Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (SIPEM), 3, Águas de Lindóia – São Paulo. G06 - Educação Matemática novas tecnologias e educação à distância. Anais em CD. 2006.

BITTAR, M.. Informática na educação e formação de professores no Brasil. Revista Série - Estudos, n. 10, 2013.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação a Distância. Objetos de aprendizagem: uma proposta de recurso pedagógico. Organização: Carmem Lúcia Prata, Anna Christina A. de Azevedo Nascimento. – Brasília: MEC, SEED, 2007.

MOTTA A.; ANGOTTI, J. A. P. Avaliação discente de um Curso de Tecnologia em Gestão Pública à luz da Teoria da Interação a Distância. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia. v. 4, n. 1, 2011. Disponível em: <https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/609/653>. Acesso em: 10 jun 2019.

NESBIT, J. C., BELFER, K. and LEACOCK, T. “Learning object review instrument (LORI)”. E-learning research and assessment network. 2003.

PLANETABIO. Site Planetabio. Disponível em:< http://www.planetabio.com.br/>. Acesso em 10 jn 2019.

SCHEUNEMANN, C. M. B.; LOPES, P. T. C. Análise de um hipertexto digital no ensino de ciências: percepções de alunos do ensino fundamental. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 9, n. 5, p. 14-35, 2018.

TEDESCO, J. C.; BERLINER, C. Educação e novas tecnologias: esperança ou incerteza?. Cortez, 2004.

VYGOTSKY, L. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 5 ed. São Paulo: Martins Fontes. 1994.

WILEY, D. A. Conecting learning objects to instructional theory: A definition, a methaphor anda a taxonomy. The Instructional Use of Learning Objets. Wiley, D. (Ed.) 2001. Disponível em: <http://www.reusabilility.org/read/chapters/wiley.doc>. Acesso em 10 jun 2019.

Downloads

Publicado

2019-07-18

Como Citar

DANHÃO, E. A. A. B.; FRENEDOZO, R. C.; SCHIMIGUEL, J.; COELHO, A. C. H. de M. Influência de objetos digitais de aprendizagem nas concepções de conceitos de Zoologia, uma experiência em Portugal. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 10, n. 4, p. 89–100, 2019. DOI: 10.26843/rencima.v10i4.2434. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/2434. Acesso em: 6 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>