Tecnologias digitais móveis: uma tecnologia pouco conhecida entre os professores do Ensino Fundamental e Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v10i4.2426

Palavras-chave:

Formação de Professores, Tecnologias da Informação e Comunicação, M- Learning

Resumo

INTRODUÇÃO

          As Tecnologias aliadas à Educação vêm sendo discutidas desde a década de 1990, quando ocorrem grandes avanços no que diz respeito ao surgimento dessas novas Tecnologias de Informação e Comunicação. No entanto, atualmente, muito se tem discutido acerca da concepção de tecnologia, entendendo-se que ela deve ir além de somente dar condições de acesso aos sujeitos, e ser, também, uma ferramenta de interação do sujeito com o mundo, de modo crítico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAUJO JUNIOR, C. F.; SILVEIRA, I. F. Tablets no Ensino Fundamental e Médio: princípios e aplicações. São Paulo: Terracota, 2014.

BARRETO, R. G. Discursos, tecnologias, educação. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2009.

BRITO, A. S. Jogos pedagógicos digitais na formação inicial de professores que ensinam matemática nas séries iniciais do ensino fundamental. 2016. 113f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2016.

CROMPTON, H. Mobile learning: new approach, new theory. In: BERGE, Z. L.; MUILENBURG, L. Y. (Ed.). Handbook of mobile learning. New York: Taylor & Francis, 2013.

FALCÃO, J. T. R.; REGNIER, J. Sobre os métodos quantitativos na pesquisa em ciências humanas: riscos e benefícios para o pesquisador. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 81, n. 198, p. 229-243, maio/2000.

FREYSEN, J. M-Learning: an educational perspective. In: ATWELL, J. E.; SAVILL- SMITH, C. (Org.). M-Learn: mobile learning anytime everywhere. London, UK: [S.n.], 2004.

GATTI, B. A. Formação de Professores no Brasil: Características e Problemas. Educ. Soc., Campinas, v. 31, n. 113, p. 1355-1379, out.-dez., 2010.

GEDDES, S. Mobile learning in the 21st century: venefit for learners. Knowledge Tree e-journal, 2004. Disponível em: <https://olt.qut.edu.au/udf/OLTCONFERENCEPAPERS/gen/static/papers/Cobcroft_ OLT2006_paper.pdf>. Acesso em: 1 jul. 2014.

LEHNER, F.; NOSEKABEL, H. The role of mobile devices in e-learning: first experiences with a wireless-learning environment. In: INTERNATIONAL WORKSHOP ON WIRELESS AND MOBILE TECHNOLOGIES IN EDUCATION (IEEE), 2002, Vaxjo, Sweden.

VELASCO, R. A. Tecnologías para el aprendizaje y el conocimiento. Disponível em:<http://www.slideshare.net/ravsirius/tecnologas-para-el-aprendizaje-y-elconocimiento>. Acesso em: 9 out. 2016. WU, Y. J.; KAO, H. Y. Review of trends from mobile learning studies: a meta-analysis. Computers&Education, Taiwan, 59, p.817-827, 2012.

Downloads

Publicado

07/18/2019

Como Citar

BRITO, Alan Santana; CALEJON, Laura Marisa C.; RICCI, Elaine Cristina; GABRIEL, Luciano Soares. Tecnologias digitais móveis: uma tecnologia pouco conhecida entre os professores do Ensino Fundamental e Médio. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 10, n. 4, p. 152–167, 2019. DOI: 10.26843/rencima.v10i4.2426. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2426. Acesso em: 9 dez. 2023.

Edição

Seção

Artigos