Modelagem Matemática: um panorama da pesquisa brasileira na educação básica
DOI:
https://doi.org/10.26843/rencima.v11i4.2410Palavras-chave:
Educação Matemática, Modelagem Matemática, Revisão Sistemática de Literatura, Educação BásicaResumo
Este artigo apresenta uma revisão de literatura a respeito de Modelagem Matemática na Educação Básica. Tendo como objetivo investigar o estado atual da pesquisa sobre Modelagem Matemática na Educação Básica a revisão foi feita em periódicos da área de ensino, com estratos A1, A2, B1 e B2 qualificados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Os procedimentos metodológicos seguiram os pressupostos de uma Revisão Sistemática de Literatura por meio de dois momentos: inicialmente, periódicos com publicações em língua portuguesa foram selecionados, e em um período de cinco anos foram coletadas as produções referentes a Modelagem Matemática na Educação Básica; posteriormente, uma síntese foi realizada a fim de evidenciar os principais focos da pesquisa contemporânea nesse nível de escolaridade. Sessenta e quatro artigos de 577 periódicos investigados foram analisados e destes emergiram-se três eixos de pesquisa: Pesquisas sobre Modelagem Matemática desenvolvidas na Educação Básica; Pesquisas sobre as concepções e compreensões dos professores da Educação Básica; e Pesquisas sobre a formação inicial e continuada de professores da Educação Básica.
Downloads
Referências
ALMEIDA, L. M. W.; SILVA, K. P.; VERTUAN, R. E. Modelagem Matemática na Educação Básica, São Paulo, contexto, 2012.
BARBOSA, J. C. Modelagem matemática: concepções e experiências de futuros professores. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2001.
BASSANEZI, R. C. Modelagem Matemática: teoria e prática. 1ª. ed. São Paulo: Contexto, 2015.
BASSANEZI, R. C. Ensino-Aprendizagem com Modelagem Matemática. 3. ed. São Paulo: Contexto, v. 2º, 2010.
BASSANEZI, R. C. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática: uma nova estratégia. São Paulo: Contexto, 2002.
BICUDO, M. A. V.; KLÜBER, T. E. Pesquisa em Modelagem Matemática no Brasil: a caminho de uma meta compreensão. Cadernos de pesquisa, v. 41, n. 144, p. 904 - 927, dez. 2011.
BIEMBENGUT, M. S. 30 Anos de Modelagem Matemática na Educação Brasileira: das propostas primeiras às propostas atuais. Alexandria - Revista de Educação em Ciências e Tecnologia, v. 2, p. 7-32, jun. 2009.
BIEMBENGUT, M. S. Modelagem Matemática & Implicações no Ensino- Aprendizagem de Matemática. Blumenau: FURB, 1999.
BIEMBENGUT, M. S.; HEIN, N. Modelagem Matemática no Ensino. 4. ed. São Paulo: Contexto, v. 1ª, 2007.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: matemática, Brasília, n. MEC/SEF, p. 142, 1997.
BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – BNCC. 2018. .
BURAK, D. Modelagem Matemática sob um olhar de Educação Matemática e suas implicações para a construção do conhecimento matemático em sala de aula. Revista de Modelagem Na Educação Matemática, Blumenal, v. 1, p. 10-27, 2010.
KITCHENHAM, B. Procedures for Performing Systematic Reviews. Keele, UK, Keele University, 33(TR/SE-0401), 28, jul. 2004.
KLÜBER, T. E.; BURAK, D. Sobre a pesquisa em Modelagem na Educação Matemática Brasileira. Diálogo Educacional, Curitiba, v. 14, n. 41, p. 143-163, jan./abr. 2014.
MALHEIROS, A. P. D. S. Modelagem em Aulas de Matemática: reflexos da formação inicial na Educação Básica. Perspectivas da Educação Matemática, v. 9, n. 21, p. 1151- 1167, 2016.
MOREIRA, M. A. Mapas conceituais e aprendizagem significativa. São Paulo: Centauro, 2010.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares da Educação Básica - Matemática, 2008. .
PEREIRA, G. M. R.; SOUZA JUNIOR, A. J.. Tecnologia Digitais e Modelagem Matemática: Um mapeamento de dissertações e teses brasileiras no ensino de cálculo diferencial e integral no Ensino Superior. RENCIMA - Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 10, n. 2, p. 160-175, 2019.
PEREIRA, R. D. S. et al. Modelagem Matemática e Tecnologias Digitais Educacionais: Possibilidades e Aproximações por meio de uma Revisão Sistemática de Literatura. RENCIMA - Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 8, n. 2, p. 80-94, 2017.
SOUZA, E. G.; LUNA, A. V. D. A. Modelagem Matemática nos Anos Iniciais: pesquisas, práticas e formação de professores. REVEMAT: Revista Eletrônica de Educação Matemática, Florianópolis, v. 9, p. 57 - 73, jul. 2014.
TAMBARUSSI, C. M.; KLÜBER, T. E. A pesquisa em Modelagem Matemática na Educação Matemática: sobre as atividades de formação continuada em teses e dissertações. REVEMAT - Revista Eletrônica de Educação Matemática, Florianópolis, v. 9, n. Temática, p. 38-56, jun. 2014a.
TAMBARUSSI, C. M.; KLÜBER, T. E. A pesquisa em Modelagem Matemática no âmbito da Educação Matemática: Um olhar epistemológico. RPEM - Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 3, n. 5, jun./dez. 2014b.