Uma revisão bibliográfica e pesquisa sobre livros didáticos de Matemática, tecnologia e ensino de geometria no Ensino Fundamental e Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v10i4.2408

Palavras-chave:

Tecnologia, Geometria, Livros Didáticos, Matemática

Resumo

É notória a importância e necessidade da utilização das novas tecnologias no decorrer do processo educativo, em atendimento as reais necessidades e demandas do atual contexto. Deste modo, torna-se igualmente imprescindível a articulação das novas tecnologias no ensino de geometria com os livros didáticos de matemática distribuídos às escolas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), recurso principal na prática do ensino atual em consonância com “imigrantes e nativos digitais”. A utilização de novas estratégias e recursos didáticos se faz necessária numa perspectiva de motivação e inovação para o processo de ensino e aprendizagem. O presente artigo teve por objetivo realizar uma revisão sistemática bibliográfica em periódicos e artigos qualificados acerca da articulação dos livros didáticos de matemática do PNLD, o quesito tecnológico e diretrizes no ensino da geometria. Os resultados apontam que há um forte movimento de mudança e adaptação dos conteúdos matemáticos, em especial o geométrico, nos dias atuais por conta da tecnologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geane de Oliveira Romano, Universidade Cruzeiro do Sul

Licenciatura em Ciências Físicas e Biológias -UNICASTELO

Licenciatura em Matemática-PUC-SP

Licenciatura em Pedagogia-UNINOVE

Especialização em Educação Social

Especialista em Metodologia do Ensino em Matemática

Mestrado Acadêmico no Ensino de Ciências - Cursando

 

Juliano Schimiguel, Universidade Cruzeiro do Sul

Possui Doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2006), Mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2002) e Graduação de Bacharelado em Informática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1999). Atualmente é Professor Permanente do Programa de Doutorado/Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul (São Paulo, SP) e do Centro Universitário Anchieta - UNIANCHIETA (Jundiaí, SP). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Interação Humano-Computador (IHC) e Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento web, design e avaliação de interfaces, sistemas de informação geográfica, geoprocessamento, análise de sistemas, UML, UP, ensino-aprendizagem de tecnologias e matemática, conteúdos digitais interativos, objetos de aprendizagem, ambientes virtuais e colaborativos, jogos para o ensino, etc.

Marcelo Eloy Fernandes, Universidade Cruzeiro do Sul

Atualmente cursa Pós Doutorado no Programa de Ensino de Ciências e Matemática na UNICSUL, possui pós doutorado em Engenharia de Produção (UNIP), é doutor em Engenharia de Produção (UNIMEP), mestre em Administração (FECAP). É bacharel em análise de sistemas (UNIP), administração (UNINOVE), ciências contábeis (UNICID), engenharia de produção (UNINOVE) e Tecnólogo em Gestão Pública (UBC). Atualmente cursa bacharelado em direito na FMU. Possui especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho (UCAM), Sistemas de informação gerencial (UNIP), docência no ensino superior, planejamento (UNINOVE), implementação e gestão da EAD (UFF), MBA em Marketing (UNINOVE) e Engenharia da Qualidade Integrada (UNINOVE). Tem 29 anos de experiência profissional nas áreas de sistemas integrados (ERP), gestão e arranjo de processos produtivos, auditoria de sistemas, da qualidade e modelagem de sistemas de informação para tomada de decisão em organizações nacionais e internacionais. É professor universitário desde 2001 e desde 2005 na gestão de cursos de bacharelado e tecnologia. É Avaliador do INEP/MEC, Consultor Especialista do Conselho Estadual de Educação de São Paulo (CEE), Membro da SBC (Sociedade Brasileira de Computação) e da ABEPRO (Associação Brasileira de Engenharia de Produção). Atuou como consultor ad-hoc no desenvolvimento de questões ENADE-MEC (2009|2012|2015) no eixo de negócio, para as temáticas de Administração de Produção e Sistemas de informação e Gestão de Projetos. É parecerista de periódicos nacionais e internacionais. Já publicou artigos em anais e periódicos nacionais e internacionais.

 

Downloads

Publicado

2019-07-18

Como Citar

ROMANO, G. de O.; SCHIMIGUEL, J.; FERNANDES, M. E. Uma revisão bibliográfica e pesquisa sobre livros didáticos de Matemática, tecnologia e ensino de geometria no Ensino Fundamental e Médio. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 10, n. 4, p. 212–226, 2019. DOI: 10.26843/rencima.v10i4.2408. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/2408. Acesso em: 6 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>