Inovação disruptiva: um olhar sobre os ambientes educativos inovadores
DOI:
https://doi.org/10.26843/rencima.v10i4.2388Palavras-chave:
Inovação educacional, Professores, Alunos, Espaço da sala de aulaResumo
Os Ambientes Educativos Inovadores (AEI) surgem no contexto da sala de aula na tentativa de promover práticas inovadoras e as chamadas competências do século XXI. O presente estudo foi realizado a partir de informações sobre o processo de implementação de Ambientes Educativos Inovadores no contexto de 4 escolas portuguesas. A investigação consistiu na coleta de informações a partir de 3 fontes de informação básicas: vídeos de aulas previamente gravadas no AEI, entrevista com 9 professores e observação de atividades. A partir do conceito de inovação disruptiva analisamos a implementação desses AEI no contexto português, procuramos observar três possíveis posturas apresentadas pelos professores e alunos durante o processo de implementação dos AEI, sendo elas: Rejeição, Affordance e crença no Poder Mágico do AEI como meio de transformação do ensino. Dessa análise entende-se que o AEI compreendido como inovação disruptiva rompe com o modelo tradicional de sala de aula e para que esse ambiente atinja o potencial prometido, alunos e professores precisam reconhecer o potencial desse novo ambiente. O docente precisa transformar sua prática e não apenas incorporá-la em um novo espaço.
Downloads
Referências
ADMIRAAL, W. et al. Teachers in school-based technology innovations: A typology. Computers & Education, v. 114, p. 57-68, 2017.
BANNISTER, D. Guidelines on Exploring and Adapting LEARNING SPACES IN SCHOOLS. European Schoolnet, Dez. 2017. Disponivel em: <http://www.indire.it/wp- content/uploads/2018/04/Learning_spaces_guidelines_ENG.pdf>. Acesso em: 29 maio 2018.
BYERS, T.; IMMS, W. Solution? Evolution? or Revolution? Learning Spaces, Teaching Times: Birmingham, v. 3, n.3, p. 50-58, 2017.
BYERS, T.; IMMS, W.; HARTNELL-YOUNG, E. Comparative analysis of the impact of traditional versus innovative learning environment on student attitudes and learning outcomes. Studies in Educational Evaluation, v. 58, p. 167-177, Sept. 2018.
CHISM, N. V. N. Challenging Traditional Assumptions and Rethinking Learning Spacesl. In: OBLINGER, D. G. Learning Spaces. [S.l.]: Educause, 2006. p. 2.1-2.12.
CHRISTENSEN, C. M.; HORN, M. B.; JOHNSON, C. W. Inovação na sala de aula: como a inovação disruptiva muda a forma de aprender. Porto Alegre: Bookman, 2012.
ERTE. Ambientes Educativos Inovadores. Disponível em: <http://erte.dge.mec.pt/ambientes-educativos-inovadores>. Acesso em: 25 maio 2018.
ERTMER, P. A. Addressing First- and second-order barriers to change: strategies for technology integration. Educational Technology Research and Development, v. 47, n. 4, p. 47-61, 1999.
ERTMER, P. A. et al. Teacher beliefs and technology integration practices: A critical relationship. Computer & Education, v. 59, n. 2, p. 423-435, 2012.
ERTMER, P. A.; OTTENBREIT-LEFTWICH, A. T.; TONDEUR, J. Theachers’ beliefs and uses of technology to support 21st-century teaching and learning. In: FIVE, H.; GILL, M. G. International Handbook of Research on Teachers' Beliefs. New York: Routeledge, 2015. p. 403-418.
EUROPEAN SCHOOLNET. Future Classroom Lab. 2016. Disponível em: <http://fcl.eun.org/documents/10180/13526/FCL+learning+zones+Dec+2016/a091a761- 7a63-443e-afe0-d1870e430686>. Acesso em: 20 ago. 2017.
FOUCAULT, M. "Outros espaços". In:. Ditos e escritos III - Estética: Literatura e Pintura, Música e Cinema. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003. p. 411-422.
IMMS, W. et al. Type and Use of Innovative Learning Environments in Australasian Schools ILETC Survey n. 1., 2017. Disponivel em: <http://www.iletc.com.au/publications/reports>. Acesso em: 8 out. 2018.
IMMS, W.; CLEVELAND, B.; FISHER, K. Learning environments evaluation. Snapshots of emerging issues, methods and knowledge. Rotterdam: Sense Publishers, 2016.
LEAHY, G. The modern classroom: Strategic insights for school leaders. Blackburn: Promethean, 2016.
LINHARES, R. N.; FERREIRA, S. L. Reflexões sobre o perfil tecnológico dos professores do núcleo de Itabaiana/Sergipe no curso de formação para PROUCA. In: 35ª REUNIÃO ANUAL DA ANPED. Anais... Porto de Galinhas : [s.n.]. 2012.
MAHAT, M. et al. Innovative Learning Environments and Teacher Change: Defining key concepts. LEaRN, Melbourne, 2018. Disponível em: <http://www.iletc.com.au/publications/reports>. Acesso em: 9 out. 2018.
MONAHAN, T. Flexible Space & Built Pedagogy: Emerging IT Embodiments. Inventio, v. 4, n. 1, p. 1-19, 2002.
MORAN, J. M. Ensino e aprendizagem inovadores com apoio de tecnologias. In: MORAN,
J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2013. p. 11-72.
OECD. The OECD Handbook for Innovative Learning Environments. Paris: OECD Publishing, 2017.
PEDRO, N. Ambientes educativos inovadores: o estudo do fator espaço nas "salas de aula do futuro" portuguesas. Revista Tempos e Espaços em Educação, São Cristóvão, v. 10, n. 23, p. 99-108, 2017.
SEIXAS, L. V. S. Conectando a rede: recontextualizações do projeto “Um computador por aluno” (UCA) em uma escola municipal do Rio de Janeiro. Porto de Galinhas: Atas da 34ª Reunião Anual da ANPED, 2011.
SERRES, M. Polegarzinha. Tradução de Jorge Bastos. 2. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2015. 96 p.